Teixeira de Freitas: Começou a greve dos bancários por tempo indeterminado a partir da 00h00, desta terça-feira (30). Além da Bahia, outros 20 estados também resolveram paralisar as atividades. A equipe do Liberdade News percorreu várias agências da cidade, onde clientes e usuários reclamaram por não conseguir nem sacar dinheiro e tão pouco fazer depósitos. Estes serviços só estão disponíveis através dos correspondentes bancários. As filas estão grandes por toda a parte.
Procuramos os representantes do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários) e funcionário do Banco HSBC, Sormane Mendes, ele esclareceu que estão seguindo um calendário, e inclusive a população foi informada que haveria essa paralisação. “Esclarecemos em relação aos serviços disponíveis, que cada banco tem um critério, alguns com uma bateria mais excessiva de caixa e outros mais reduzidos, devido ao quadro de funcionários, e com isso fica inviável deixar os terminais funcionando como deveria”.
Ainda segundo Sormane Mendes, tudo isso causa um acúmulo de serviços, por conta disso, eles não dão conta de executar a transação no caixa automático. Sormane ainda fala, que independente da paralisação, que está forte em todo território nacional, por mais que cause um constrangimento para todos, é bom para a categoria, já que provoca o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a manifestar com novas propostas de melhorias, tanto para a classe trabalhadora, quanto para os clientes.
“O que deixamos claro é que as pessoas talvez realmente não consigam fazer seus depósitos, mas, que quem tem seus cheques para compensar, mantenha seus saldos disponíveis, que será compensado. Este serviço não foi paralisado e quem fizer o depósito em correspondentes bancários, guardem o comprovante, porque se a empresa recebeu o dinheiro é de inteira responsabilidade dela a sua transação”, acrescenta. Sormane ressalta ainda, que os interesses não são só financeiros, e sim tentar colocar os bancos nos eixos, fazer mais contratações, aumentar a segurança em seus espaços, fazer valer a lei, atendendo o tempo de espera na fila.
“E as reivindicações colocadas na minuta são de extrema importância, não dá mais para aceitar a forma com que a categoria e a sociedade vêm sendo tratada. Um dos pontos principais, é a falta de respeito por conta da empresa com o tempo de espera na fila, a lei terá que valer sim, o departamento de finança do município tem que fiscalizar e os clientes têm que fazer a denúncia através do 0800.979.2345, e ainda podem reivindicar seus direitos na justiça”. Informa Sormane Mendes.
A dica do sindicato é que as pessoas usem os correspondentes bancários. “Mesmo sendo este transtorno para todos, essa a única forma que temos para mobilizar a Fenaban”, finalizou o diretor sindical.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews