Pelo menos 3.535 processo referentes às eleições de 2014 foram estão em análise de juízes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entre 1° de janeiro e a quarta-feira (8), de acordo com dados da Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (CORIP) divulgados nesta quinta-feira (9).
O montante representa 81% dos casos que chegaram à Corte este ano, 4.359. O crescimento é de 9,2% em relação a 2010, quando ocorreu eleições para presidente, governador, senador e deputados. Naquele ano, o número total foi de 3.236.
O TRE informa que a maior parte dos casos, no número de 1.313, tem relação com propaganda irregular no horário eleitoral gratuito, reclamação geralmente feira por candidatos ou coligações contra adversários. Nesse montante, a Justiça Eleitoral inclui recursos interportos após deciões individuais dos juízes auxiliares. No momento, o Tribunal informa que a maioria dos casos já foi julgado e que resta apenas os processos interpostos na reta final do primeiro turno. Para a Justiça, quanto mais acirrada a disputa, mais ocorre a judicialização das eleições.
Além da propaganda, outros 1.106 se referem a registro de candidaturas. Desse processos, o único que não foi julgado foi o do candidato a deputado estadual Ondumar Maraba (PSC), que morreu em um acidente de carro no dia 25 de setembro. No balanço, o órgão também aponta mais 1.116 resultantes das prestações parciais de contas de campanha, que vão ser julgadas após apresentação das prestações finais até o dia 4 de novembro.
Fonte: G1