Alcobaça: A Secretaria Municipal de Agricultura de Alcobaça (SEMAGRI) acertou uma parceria com a Embrapa e EBDA para a implantação de uma unidade do Projeto RENIVA no município. Esse projeto consiste na implantação de uma rede de multiplicação de manivas-semente de mandioca, com qualidade genética e fitossanitária, que permite o aumento da produção em cerca de 20%.
Na prática, é feita a coleta das amostras que vão para laboratório para fazer indexação. Confirmando que não há presença da virose, a muda volta para o viveiro de onde é liberada para o campo. Uma alternativa viável para produtores com baixa produtividade das variedades locais da raiz, permitindo um sistema de produção mais organizado e estruturado.
Para isso, nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical de Cruz das Almas terão um primeiro encontro com produtores de Alcobaça e região. Elton Fleck da Silveira falará sobre Rede de Multiplicação de Material Propagativo de Mandioca; José Raimundo Ferreira Filho, sobre o Cultivo da Mandioca, Manejo e Principais Práticas e Joselito da Silva Motta, Mandioca para a Alimentação Humana.
No mesmo dia será apresentado o PROJETO URUCUM com a presença do pesquisador Camilo Flamarion, maior pesquisador conceituado do Brasil no assunto. O projeto consiste na cultura do urucum como alternativa agrícola para agricultura familiar.
Por: Liberdadenews/Ascom