A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa (AL) a Moção de Congratulações nº 17.390/2014, que parabeniza os radialistas baianos pela passagem do dia da categoria comemorado nesta sexta-feira, 7 de novembro, “Nesta importante data para a comunicação brasileira, parabenizo de forma honrosa os radialistas baianos por serem a “voz” da população, possibilitando que as pessoas tenham a certeza de que podem contar com os programas de rádio para cobrar a concretização dos seus direitos”, declara a parlamentar no documento.
Graça Pimenta solicitou que a moção chegue ao conhecimento dos radialistas baianos através do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp-Ba), Everaldo Santos Monteiro; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana (Sintrert), Valter Vieira.
Talentos do rádio - A comunicação é algo que acompanha o ser humano deste os primórdios. Com o aprimoramento dessa necessidade humana, foram surgindo os meios de comunicação, a exemplo do rádio, cujos personagens principais, os radialistas, prestam um serviço de utilidade pública valoroso para a sociedade. Entre esses protagonistas merece destaque Ary Barroso (1903-1964), comunicador de sucesso homenageado com a escolha de sua data de nascimento para ser a data oficial da categoria.
Outro talento revelado através do rádio é José Abelardo Barbosa de Medeiros, o famoso Chacrinha (1917-1988), que se tornou também uma das figuras emblemáticas da televisão brasileira. Autor do célebre bordão “Quem não se comunica se trumbica", ele é exemplo de comunicador por conta de sua linguagem popular. Falar a “língua” do público que vai receber a mensagem é fundamental para o sucesso do comunicador.
Na Bahia, em especial no interior, a grande proximidade entre radialistas e ouvintes é notável. Detentor da confiança popular, o radialista é buscado de forma constante pela população para intervir em situações distintas que podem ir de questões amorosas até a ineficiência na prestação dos serviços públicos.
Por: Liberdadenews/Ascom