Caravelas: A prefeitura Municipal de Caravelas realizou através da Secretaria de Ação Social um evento dedicado às mulheres, que foi realizado na Quadra Poliesportiva Coberta de Juerana e contou com a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher na Bahia. O município levou os serviços realizados pela Ação Social de Caravelas, sob a coordenação do Secretário Fábio Pinheiro, que disponibilizou vários programas de sua pasta. CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), coordenadora Luciene Soares dos Reis Franco; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), coordenadora Lindamara Santos.
Além da Defensoria Pública, com Dr. Antônio, Drª. Nailza e Dr. Yure Herma; CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia), coordenador Joan Carlos e Teorema Cristina; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenadora pedagoga Samira; Secretaria de Cultura, através das professoras de danças afro axé, Ane, Simone e Gelúcia e Equipe do PSF 004, Patrícia Santos Costa [enfermeira chefe] e Cláudia M. da Silva [técnica em enfermagem.
O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher traz vastas orientações sobre Direitos das Mulheres, acesso a Políticas Públicas, enfrentamento à violência e outras iniciativas no campo da promoção da igualdade de gênero. Tudo isso foi ofertados em Juerana, Distrito do município de Caravelas, no último final de semana (sexta-feira, 14 de novembro). As ações foram viabilizadas por meio de uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, sob coordenação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).
O equipamento, cedido pelo Governo Federal, atendeu um público estimado em 200 pessoas, com equipe multidisciplinar, formada por profissionais como psicóloga, assistente social, advogada e pedagoga. A atividade aconteceu em uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, através de uma articulação do prefeito Jadson Ruas. O evento reuniu vários movimentos sociais. Esteve presente na mobilização, a coordenadora da Unidade móvel, Katiane Rigaud, a qual ressaltou que a iniciativa procura suprir uma antiga demanda do segmento de mulheres do campo.
“As mulheres trabalhadoras rurais nem sempre têm acesso a serviços semelhantes àqueles disponíveis na área urbana. Por isso nasceu a ideia das Unidades Móveis, no âmbito do Governo Federal, em parceria com os Estados. São serviços para mulheres dos quilombos, de aldeias indígenas, assentamentos, assim como pescadoras, dentre outras deste ambiente rural”, explicou a coordenadora, destacando outra importante ação na região.
O evento contou com articulação e apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas, através da Secretaria de Ação Social e com apoio do Vereador Gegê, representante do distrito de Juerana e da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM)
Por: Liberdadenews/Ascom