Lajedão: Na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, por volta das 15h30, aconteceu no Salão da Paróquia de Lajedão, a 1ª Audiência Pública, que teve como assunto principal o PIRS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Plano que é apresentado pelo Consórcio Construir. Plano esse que visa ao recolhimento, tratamento e reutilização do lixo produzido em 05 municípios, sendo eles; Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto e Vereda.
Em Lajedão, a Audiência Pública contou com a presença do Secretário de Educação de Lajedão, Raimundo José Neto; Secretario de Ação Social, Ademar Viana; o Coordenador de Meio Ambiente, Júnior Freire; a Coordenadora do CRAS, Helena Barros, e também, a senhora Sabrina Ramos, representante da Secretaria de Saúde de Lajedão. Já a Consórcio Construir teve o seu diretor como representante, o Dr. Fernando Becevelli, além da presença do pedagogo, Prof. Roberto Almeida.
E na plateia, alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, produtores rurais do município, empresários, além da população que se preocupa com a limpeza, e o futuro da cidade. O Coordenador de Meio Ambiente, Júnior Freire, deu as boas vindas aos participantes da seção, logo após compôs a mesa. Em seguida, o diretor do Consórcio Construir, Fernando Becevelli, apresentou à população, e a representantes do município, os benefícios e ganhos que a população terá com a implantação do Plano de Gestão Integrada dos Municípios.
Segundo o mesmo, isso irá gerar emprego, renda, e o mais importante, menor ataque ao meio ambiente, já que o plano propõe o fim da coleta seletiva, coleta essa que põe em riscos profissionais que recolhem o lixo da cidade. O Dr. Fernando propôs a triagem, onde o lixo será separado a partir do seu recolhimento nas residências, e logo em seguida encaminhado ao centro de separação, e reutilização do lixo produzido no município. E acrescentou ainda: “Hoje o lixo que produzimos, gera renda, o lixo que eu, vocês e toda a região produzimos, pode se transforma em milhões de reais. E com lixões, deixamos de ganhar, e ainda maltratamos o meio ambiente”, afirmou.
O prefeito Betão, que não pôde estar na audiência, devido a compromissos já agendados, falou com a nossa reportagem via telefone e citou a importância do plano. “Com o fim dos lixões, que é algo previsto em lei, um plano como esse, do Consórcio Construir, vem pra beneficiar todo o povo da minha cidade e da região. Já que não será apenas Lajedão que contará com esse projeto. E se é para o bem dos cidadãos de Lajedão, tenha certeza que eu como prefeito de um povo maravilhoso, irei apoiar e buscar sempre planos como esse”, disse o gestor municipal.
Uma cópia do plano foi entregue a representantes do município, assim como foi feito nos outros municípios, que realizaram a audiência pública. Plano esse que está à disposição de toda a população, para que seja lido, revisado e para tirar quaisquer dúvidas sobre a implantação do plano no município.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews