Teixeira de Freitas: Depois de 70 dias de intensos trabalhos de organização dos conselheiros do COMDECA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi realizado, na Câmara Municipal de Vereadores, durante todo o dia desde último sábado (27), o processo de escolha pelo voto livre dos cidadãos Teixeirenses, para Conselheiros Tutelares suplentes.
As atividades foram iniciadas às 08h00min, com a abertura, verificação da urna por eleitores e candidatos presentes e votação e encerradas às 17h00min. Após o encerramento, a comissão eleitoral e mesa escrutinadora procederam à apuração dos resultados, com a presença de candidatos e imprensa, configurando-se o resultado do processo.
Foram votados e aprovados dois candidatos: O 1ª colocação, por ordem de maior votação, foi a do candidato Vitor Volejo, com 277 votos favoráveis e a 2ª colocação foi a da candidata Soane Charmite, com 113 votos favoráveis. Apenas 1 voto foi nulo.
A Comissão Eleitoral foi instituída pelo COMDECA (todos os membros da comissão fazem parte do COMDECA), Luan Amaral, Coordenador Geral do Processo Eleitoral; João Luiz Monti; Bruno Conti; Carlos Magno Estanislau (Presidente do Comdeca), além de representantes de Organizações Não Governamentais da Sociedade Civil e do Poder Público.
O processo de escolha popular decorreu da necessidade de complementação do quadro de conselheiros tutelares suplentes por 5 (cinco) novos membros. “Ambos candidatos foram escolhidos e tomarão posse no próximo dia 12 de Janeiro de 2015, na casa dos conselhos, com a presença de autoridades, inclusive do prefeito da cidade, e assim, passando a integrar o Conselho Tutelar do Município de Teixeira de Freitas no decurso do ano 2015 e/ou até o dia da posse do Processo de Escolha Unificado amplo, que ocorrerá no mês de Outubro de 2015, conforme nova legislação em vigor, a Lei 12,694/2012”. Esclareceu Luan Amaral, Coordenador Geral do Processo Eleitoral.
Até lá, seguirá, ainda, um processo específico de formação para os dois conselheiros suplentes escolhidos.
Conheça o site: http://www.comdeca.org/
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews