Teixeira de Freitas: No dia 25 de janeiro de 2015, com início às 09h30, ocorreu na Câmara de Vereadores a grande Assembleia Geral Extraordinária para tirada de pauta referente à negociação salarial 2015-2016 e condições de trabalho, com participação maciça dos trabalhadores do comércio. A Assembleia aprovou, depois de ampla discussão, debate e elaboração, a pauta de reivindicação a ser negociada com o Sindicato Patronal para o período 01 de abril de 2015 a 31 de março de 2016.
A pauta pleiteia, além da diversidade de pontos enfocados e pautados, o aumento geral para os salários e pisos já existentes; a instituição de novos pisos para diversas funções; a manutenção das diversas conquistas históricas já praticadas como o triênio, vale transporte gratuito, estabilidade especial da empregada gestante; além de outras reivindicações fundamentais como o PLR – Participação nos Lucros e Resultados, o vale refeição e o plano de saúde. Com redação concluída e avaliada pelo Departamento Jurídico do SINDEC, a pauta será encaminhada ao Sindicato Patronal até o dia 30 de janeiro com a proposição de um calendário e do chamamento do Patronal para o início das negociações.
Como parte da necessidade estratégica da negociação salarial, e como fator importante, no processo de fortalecimento da categoria, segundo o presidente do sindicato José Carlos Cabral de Carvalho, “a base através de uma Comissão, com a participação de companheiros e companheiras trabalhadores/as do comércio, será instituída para participar, junto com os membros da diretoria do sindicato, das discussões inerentes à negociação e das reuniões de negociação com o Sindicato Patronal”.
Agora, é a preparação para a negociação. Os trabalhadores do comércio de Teixeira de Freitas têm um papel fundamental na história desse processo de negociação: participarem das diversas atividades inerentes à negociação convocadas pelo SINDEC, como reuniões, assembleias, manifestações e atos diversos.
Por: Mirian Ferreira/Ascom