Teixeira de Freitas: Nossa equipe foi procurada por moradores e empresários para externar a indignação contra uma indicação feita pelos vereadores Ronaldo Baitakão e Domingos Donato. Essa indicação acabou mudando o nome da Rua Eleozibio Cunha situada no Bairro Bela Vista, para “Cinquentenário das Assembleias de Deus”, provocando transtornos desde mudança de endereço nos bancos, correspondências, prontuários, campanhas publicitárias, entre outros, e ainda, por não ter sido informado com antecedência.
Segundo Antônio Rocha Neto, morador há 16 anos, essa não é a primeira vez que fazem mudanças e não são informados com antecedência, da primeira vez, trocaram a grafia do nome do homenageado, que era Eleozíbio Cunha, passou a ser Eleosippo Cunha. “Essa mudança não foi tão relevante, não nos prejudicou tanto, mas essa agora que nos pegou de surpresa em homenagear a igreja pelos seus 50 anos, já está trazendo vários transtornos. Temos que conseguir mudar endereço de tudo em banco, cartões de crédito, correspondências, sites de compras, empresas que terão que mudar contrato social, toda a burocracia chata teremos que passar. Acho a homenagem justa, mas poderiam escolher outra rua em um bairro novo para homenagear a igreja, ou outra forma”, desabafa o morador.
Já a empresária Ivna Barreto, além de morar na rua, tem sua empresa constituída há anos, e também se sentiu surpresa com a atitude dos vereadores. “Até saber que teria sido indicado por vereadores, tudo bem, quando ficamos sabendo por um acaso que o prefeito sancionou e já mudou o nome da rua. Gente, não está dando para aceitar, temos muito materiais feitos, será muita dor de cabeça para resolver, quem vai pagar nossas despesas? Alguém pensou nisso? Estamos pedindo ajuda, não podemos aceitar. Não estamos desmerecendo a homenagem a igreja, mas sim, o fato de não ter nem pedido nossa opinião”, fala indignada a empresária.
De acordo com a moradora Eliliam Rosa, Eleozibio Cunha foi um desbravador da região. “Ele tinha uma grande serraria em Nova Viçosa e exportava madeira. Abriu várias estradas, inclusive essa que passa em Teixeira indo em direção a Nova Viçosa, passando pela Av. São Paulo e que atravessa a BR 101, na altura do Shopping Novo”, explica.
Nossa equipe procurou os vereadores para saber se teria possibilidade de voltar atrás. O vereador Domingos Donato disse que não, já que esta foi uma oportunidade para homenagear a igreja pelos relevantes serviços prestados a comunidade evangélica, e que foi aprovado por todos os vereadores e sancionado pelo prefeito. “Estamos estarrecidos com toda essa polêmica, já que estamos homenageando uma entidade com mais de 60 templos, sendo mais que justa embasada na linda história da igreja”, explica o vereador.
Já o vereador Ronaldo Baitakão, disse que é solidário aos moradores e que acredita que será um tanto quanto complicado conseguir reverter. “Sou flexível à situação, sei que faltou mesmo ouvir o povo. Estou disposto a discutir a questão, mas acredito que não será tão simples assim, não queremos provocar nenhum transtorno para os moradores, pelo contrário queremos somar”, disse.
Moradores irão se reunir no início da noite desta quinta-feira (12), para decidirem que medidas irão tomar. A reunião acontecerá na Escola Jardim Encantado, no final da mesma rua, às 19h00.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews