Teixeira de Freitas: Na noite desta terça-feira, 31 de março, chegou ao fim a novela da mudança do nome da Rua Eleosippo Cunha, que teria passado a se chamar Rua “Cinquentenário das Assembleias de Deus”, por meio de um Projeto de Lei criado pelos vereadores Domingos Donato e Ronaldo "Baitakão". Toda a problemática surgiu porque os populares não aceitaram a mudança, imposta pelos vereadores sem prévio aviso aos principais interessados, os moradores. Mobilizações, abaixo assinado e diversas manifestações foram feitas para que o antigo nome permanecesse.
Segundo o documento assinado pelos vereadores, justificando o retorno ao nome Eleosippo Cunha, o vereador como representante do povo, deve mobilizar esforços para a garantia da paz social, bem como, que é garantido legalmente o princípio da autotutela administrativa, que representa “a autorização de anular ou revogar seus próprios atos, quando contrários à lei ou aos interesses públicos”. “o referente projeto visa restabelecer a denominação anteriormente existente, que representava uma homenagem póstuma a um antigo morador, empresário e pioneiro na região”.
Segundo a moradora Eliana, essa foi uma noite de vitória para o povo. “Agradecemos o desempenho de cada morador. Tivemos essa honra de ter essa vitória. Foi muito difícil, mas conseguimos. Pelo princípio básico da democracia, o poder emana do povo, é do povo e para o povo. Agradecemos a imprensa que teve grande importância nesse processo, especialmente a Edvaldo Alves e Miriam Ferreira, que nos apoiaram no Liberdade News e na Rádio Sucesso”, disse. “Valeu a pena, pois a Câmara reconheceu o erro e a partir de agora, terão mais cuidado ao mudar o nome de um logradouro sem consultar os moradores”, disse o senhor Aldécio.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews