Teixeira de Freitas: A noite desta quarta-feira (22) vai ficar marcada na história da cidade e toda região. Ao som da Orquestra e Coro 09 de Maio, aconteceu no Espaço Red, um momento solene com várias autoridades, e a tão sonhada Aula Magna ministrada pelo Professor Antônio José Costa Cardoso, Decano da UFSB. Fortalecendo o âmbito da pesquisa e estudo, as residências acontecerão na área de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia e Medicina da Família e Comunidade, contribuindo com a qualidade e prestação do atendimento à população.
No momento solene quem compôs a mesa foi o Prefeito João Bosco; o Secretário de Saúde Eujácio Samuel Dantas; coordenador da CONEME, Dr. Evan Pereira Barreto; coordenadora da COREMU, Yvana Karina Esmeralda; representando o Reitor Naomar de Almeida, o senhor Antônio José Costa Cardoso; Decano do Centro de Formação de Saúde da UFSB, professor Márcio Florentino Pereira; o senhor Jerzey Timóteo, representando o Ministério da Saúde e coordenador do Mais Médico, e o presidente da Câmara de Vereadores Miro Barbosa.
“Passamos por várias fases, e hoje sem dúvida, é um momento especial. Muita gente colaborou e só temos a agradecer, quero lembrar que o pioneirismo tem seu preço, gerar mudanças de hábitos, educar pessoas para aceitar novas ideias, e vencer a resistência dos médicos. Sabemos que por sair na frente iremos enfrentar dificuldades, mas também têm suas vantagens, o prazer, a satisfação de ter participado de algo tão grandioso. Temos a absoluta convicção do sucesso deste projeto, iremos nos empenhar para que Teixeira se torne polo e referência na formação de profissionais na área de saúde”, disse o secretário de saúde, Eujácio Dantas.
“O estado Brasileiro ficou muito tempo parado na regulação, se repararem os outros países, eles estão muito a frente do Brasil. Precisamos formar médicos sim, e profissionais comprometidos com as necessidades do país, e as especializações criadas aqui, saiu da necessidade da população do Extremo Sul, como garantiu o prefeito. A minha vinda é mais para agradecer ao município que percebeu essa necessidade e não ficou de braços cruzados, e com união buscou este desafio”, acrescentou o representante do Ministério da Saúde e coordenador do Mais Médico, o senhor Jerzey Timóteo.
Ainda salientou que não se constroem mais hospitais, mais UPAS por que não tem médicos para trabalharem, e pela primeira vez no Brasil, este ano será formado mais médicos no interior, que vai universalizar a residência médica no país. A inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) fortaleceu o caráter do município como polo educacional e, agora, uma nova conquista consolida este título, com o início do Programa de Residência Médica.
O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e toda a rede municipal de Saúde se transformarão em ambiente acadêmico, em escola para jovens médicos participantes do Programa de Residência Médica (PRM). O PRM é reconhecido pelo Ministério da Educação, e é fruto da parceria dos governos Municipal e Federal, Universidade Federal do Sul da Bahia e Hospital Sírio Libanês.
Fotos: Mirian e Wesley Morau/Liberdadenews