Pedro da Campineira (PHS), reassumiu o comando da Prefeitura de Itamaraju, nesta quinta-feira (03/06), após ser beneficiado por uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
E já por volta das 22h40 desta última terça-feira (01/03), Manoel Pedro conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que lhe deu o direito de permanecer no cargo até o julgamento final do processo, que só deve acontecer após as eleições deste ano de 2010. A partir desta quinta-feira (03), a Justiça Eleitoral de todo o país trabalha com prioridade para as eleições.
Demonstrando tranqüilidade que fora ele e Dílson Santiago, os escolhidos pelo voto da população, Pedro da Campineira (PHS), reuniu a imprensa, vereadores e integrantes do seu governo, quando em posse da medida judicial voltou ao seu gabinete no Centro Administrativo (CEADI). O encontro seguido de entrevista coletiva aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (03).
Dos dez vereadores, oito estiveram presentes, sendo que o ato inicial ficou a cargo do vereador Luiz Pita (PR), vice-presidente da Câmara de Itamaraju, que leu a citação feita ao legislativo pelo juiz eleitoral Rodrigo Quadros de Carvalho, dando ciência sobre a decisão de Brasília e consequentemente autorizando a posse do prefeito Pedro da Campineira. Após fazer a leitura do documento, o vereador Luiz Pita destacou a decisão do ministro Arnaldo Versiani. “É preciso ressaltar que o ministro do TSE apenas assegurou o direito de permanência no cargo, daquele que legitimamente venceu no voto. Agora é darmos as mãos para que o governo municipal possa atender as expectativas da população”, disse.
Logo na sequência o vereador Georges Passos (PMN), presidente da câmara, foi convidado a se pronunciar sobre o ato de posse, quando destacou a importância das medidas administrativas adotadas por Pedro da Campineira, mas também não deixou de pedir mudanças no secretariado. Todos os secretários foram exonerados pela prefeita Marizete Carletto e agora o novo quadro do primeiro escalão terá que ser renomeado. Existe possibilidade que alguns nomes sejam substituídos ou remanejados.
Já a vereadora Clemildes Nunes (PV), que inicialmente fez uma oração do pai nosso, destacou a importância da administração municipal, pela manutenção de mulheres ocupam cargos de destaque.
Outros vereadores também falaram durante a cerimônia realizada no gabinete do prefeito Pedro da Campineira, localizado no Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI), como Antonio Gomes (PT), Jânio Dias (sem partido), Rubens Cleudes de Jesus Neves (PR) e Ercley Sales (PT). Estes quatro vereadores justificaram suas ausências na sessão solene que empossou Marisete Carletto, na última segunda-feira (31/05), na Câmara de Vereadores. O vereador Ercley Sales (PT), chegou a questionar o pronunciamento do juiz Roney Moreira Cunha, de Teixeira de Freitas, quando este discursou durante o ato de posse e criticou a ausência dos seis vereadores da base de sustentação ao prefeito Pedro da Campineira.
Ao vereador Osvaldo Silveira Rocha, Valzão (PT), coube o papel de informar à população a decisão da câmara em aprovar duas contas seguidas do ex-prefeito Dílson Santiago, para que de forma acordada, o então vice Pedro da Campineira viesse a assumir o executivo municipal. “Fomos muito criticados por temos tomado aquela medida, mas hoje vejo que acertamos. Agora o momento é novo, a população está confiante e por isso mesmo temos que oferecer uma resposta. Não quero aqui falar em mudanças no quadro de secretariado, pois isso cabe ao prefeito. Estou sim à disposição para colaborar em favor de Itamaraju”, discursou.
Em nome do Partido dos Trabalhadores, falou Lucilene Curvelo, que ocupou a pasta de finanças na administração de Dílson Santiago e se manteve no mesmo cargo com Pedro da Campineira. Lucilene Curvelo comentou a importância da decisão do ministro Arnaldo Versiani e alertou que o grupo de Dílson Santiago e Pedro da Campineira, além de continuar no poder vai vencer as próximas eleições municipais. “Prevaleceu a legitimidade da vontade popular e temos certeza que também ganharemos no julgamento do mérito no próprio Tribunal Superior Eleitoral. Contratamos sim os ônibus para o comício da Praça Castelo, mas pagamos e declaramos à Justiça Eleitoral. Isso não é crime”, alegou.
O prefeito Manoel Pedro Soares, Pedro da Campineira (PHS), fez um breve relato dos dois meses que governou o município, alegando que trabalhou normalmente até o último dia desse período. Em 60 dias ele regularizou dois meses de salários atrasados do funcionalismo e iniciou um processo de recuperação de ruas e avenidas da cidade. Ele também adiantou que buscou e ainda está buscando, solucionar o problema da inadimplência municipal, o que impossibilita a assinatura de convênios. “Até o último dia, quando já sabia que tinha que deixar a prefeitura, estava em Salvador buscando resolver este problema sério de Itamaraju. Com relação à questão eleitoral, sempre estive tranqüilo, pois sabia muito bem, que a justiça ia prevalecer. Continuo confiante na justiça e vou trabalhar de forma tranqüila e com austeridade até o final do meu mandato”, comentou. Neste momento ele foi interrompido por aplausos de correligionários que começaram a afirmar que ele seria reeleito em 2012.
O prefeito Pedro da Campineira encerrou o ato de posse concedendo uma entrevista coletiva transmitida ao vivo pelas rádios 99 FM e Tropical FM. Praticamente todos os veículos de comunicação da cidade estavam presentes.
Questionado pelos repórteres durante a coletiva, Campineira afirmou que vai realizar o evento de São João, uma tradição do município e que foi quebrada no ano passado pelo então prefeito Dílson Santiago, e informou que já iniciou uma negociação com a Liga de Futebol, para possibilitar a participação da seleção de Itamaraju no Campeonato Intermunicipal deste ano de 2010. Sobre possíveis mudanças no seu secretariado, ele pediu cautela, mas não negou esta possibilidade.
“Quero tranqüilizar o povo de Itamaraju, pois todos sabem que sempre quis governar este município. É claro que temos grandes desafios pela frente, mas com coragem, determinação e apoio da população, vamos deixar a nossa marca de progresso na história de Itamaraju”, finalizou.
Sobre o processo de recuperação das ruas da cidade, que estão bastante esburacadas, Campineira informou que o trabalho recomeça já nesta sexta-feira (04/06).
Redação Liberdadenews.com