Caravelas: A BR 418 foi interditada nos dois sentidos, na altura do quilômetro 50 em frente a uma das entradas para Juerana, distrito de Caravelas, às 06h00 deste sábado, 16 de maio. De acordo com os organizadores da manifestação pacífica, os senhores Everaldo, Emílio, Joaquim, vereador Gegê e diversas pessoas da comunidade de Juerana. A manifestação foi realizada em protesto pela falta de resposta de um ofício enviado ao Ilmº Sr. Engº Aldo Apolônio da Silva, supervisor ligado a Superintendência Regional do DNIT no Estado da Bahia.
DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é o principal órgão executor do Ministério dos Transportes e no ofício, os representantes da sociedade civil pedem ao referido órgão, a construção de redutores de velocidades, (lombadas), placas de sinalização na horizontal e vertical no citado Km 50 da BR 418. A paralisação terminou com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, nas pessoas dos agentes Etevaldo Sobral e Vinicius Dibal, que conversaram com os líderes dos manifestantes, e após um diálogo breve, os manifestantes colocaram de uma forma clara para os federais que outras manifestações irão ocorrer.
“Caso as reivindicações não sejam atendidas, pois se faz necessário urgentemente que sejam construídos tais redutores de velocidades e demais solicitações, faremos novos protestos”, disse um dos manifestantes. A comunidade quer evitar os constantes acidentes neste perímetro urbano, devido a alta velocidade que os veículos pesados e leves trafegam por esta BR 481, já que se trata de uma rota de transporte de eucalipto para empresas de celulose da região.
Os policiais rodoviários federais ficaram de interceder juntos aos seus superiores em prol da comunidade de Juerana. Tudo foi realizado em um clima ordeiro e pacífico
Por: Osmar Guarnelles/Ascom