Teixeira de Freitas: O prefeito municipal, João Bosco e sua equipe, inauguraram no inicio da noite desta segunda-feira (18), o novo CREAS, Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, com uma infraestrutura mais ampla e com maior capacidade de atendimento a crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e família que vivem situações de ameaça e violações de direitos. O CREAS faz parte da estrutura da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com o coordenador do CREAS, Rosécio Alves Santana, o projeto da nova sede foi feito em observância às Orientações Técnicas do Centro de Referência em Assistência Social, documento produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em que constam aspectos quanto à estrutura e equipe profissional necessárias para que a população seja atendida com segurança e conforto.
O Centro trabalha com o atendimento de crianças a idosos que tenham seus direitos violados, vítimas de violência em geral, seja ela física ou psicológica. “Essas pessoas são atendidas e passam por um período de orientação e acompanhamento, através de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como advogado, psicólogo, educador social e assistente social, entre outros, com parceria com órgãos como Ministério Público e Conselho Tutelar”, explica o coordenador.
Segundo o prefeito João Bosco, para que os resultados do trabalho sejam potencializados, a estrutura precisou ser pensada com sensibilidade para que as pessoas se sintam acolhidas. “Essa era uma necessidade na cidade, uma unidade desta precisa estar em localidade de fácil acesso, próximo a pontos de ônibus, próximo aos órgãos que fazem parte da rede de proteção, e agora será possível, facilitará a vida de todos”, disse o prefeito.
A nova estrutura do CREAS conta com: quatro salas de atendimento, coordenação, sanitários adaptados, cozinha, espaço para reuniões, recepção, almoxarifado, varanda e área de serviço. O novo CREAS está localizadono Bairro Bela Vista – Em Frente a Academia Maromba.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews
Fotos: Wesley Morau