Teixeira de Freitas: Está em andamento nessa sexta-feira (22), 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o evento iniciou às 8h e finaliza às 17h, na Primeira Igreja Batista (Pibatef), localizado na Rua João Calmon, Centro. O evento tem a temática "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades”. Está presentes participantes de todo o Extremo Sul, uma média de 300 pessoas.
A primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa irá debater os principais desafios e decidir as prioridades para as Políticas Públicas, que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos. “O objetivo é propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa, uma realização gratificante para nós que ajudamos articular, implantar e efetivar o conselho Municipal dos direitos da pessoa idosa”. Explica o vereador Edinaldo Resende.
Na oportunidade, foram discutidos quatro eixos temáticos: Gestão (programas, projetos e ações); Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público); Participação (política e no controle social); e Sistema Nacional de Direitos Humanos. As temáticas foram discutidas em grupos, e apresentarão conclusões e propostas sobre o assunto. As sugestões dadas para cada eixo poderão ser aprovadas ou rejeitadas pela plenária da Conferência Municipal.
Houve algumas pré-conferências para preparar, explicar e convidar a população para este evento. “No final desta conferência serão escolhidos os delegados, que irão representar o município na Conferência Estadual Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá no mês de agosto”. Salienta a presidente do conselho da pessoa idosa de Teixeira de Freitas Mayure Alves Souza.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews