Teixeira de Freitas: Buscando melhorar a mobilidade da população e principalmente dos pedestres e portadores de deficiência, o governo Municipal de Teixeira de Freitas atendendo uma demanda da comunidade iniciou na última quarta-feira (03), as obras do Projeto de Requalificação de Calçadas, que irá abranger grande parte da Av. Marechal Castelo Branco.
A obra consiste no nivelamento e alargamento das calçadas para 3 metros e 10 centímetros de largura. A chamada “Área de Serviço” contará com 80 centímetros de largura e corresponde ao local onde ficam as árvores, lixeiras e qualquer outro tipo de mobiliário urbano. Já a “Faixa Livre”, espaço voltado para a circulação de pedestres, terá um metro e meio e a “Faixa de Acesso” terá 80 centímetros de largura, em frente aos imóveis onde podem ser instalados degraus, rampas, toldos, etc.
O presidente da Associação Territorial de Pessoas com Deficiência (ATPD) Irlando Gonçalves Santos comentou que a obra “é de grande valia para nossa cidade porque vai beneficiar comerciantes, pedestres, deficientes, idosos e as mães com os carrinhos de bebês”. Ele ainda destacou que “vai ser uma mudança muito grande para todos nós, o que já era uma reivindicação antiga nossa e hoje essa Administração está realizando”. “Fico muito feliz com isso”, comemorou Irlando.
O comerciante Luide Pereira Gonçalves relatou o porquê da sua satisfação com a obra: “vai melhorar muito a acessibilidade e favorecer o aumento das vendas, e também embelezar a nossa cidade, só temos a ganhar com essa adequação”. Quem também compartilha da opinião de Luide é Joaquim Vieira Melgaço, “a nossa cidade é carente de espaço para as pessoas, e nada melhor que calçadas largas, é bom para o pedestre e termina beneficiando os comerciantes”, concluiu Joaquim.
A Obra de Requalificação das Calçadas é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Municipal, com investimento financeiro dos dois entes.
Por: Liberdadenews/Ascom