O Governo Municipal está dando um importante passo para a modernização do trânsito de Teixeira de Freitas com a implantação do Projeto de Controle e Fiscalização Eletrônica. O projeto visa melhorar a mobilidade urbana e contribuir com a maior segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Segundo o secretário de Segurança com Cidadania coronel Bartolomeu Calheiros, “o trânsito em Teixeira de Freitas é municipalizado, e temos a necessidade de um melhor controle e fiscalização para podermos humanizar o trânsito, cuidando das vias e do fluxo dos veículos, mas com as atenções voltadas principalmente para o pedestre”.
Nas ações que estão sendo implementadas visando essas melhorias estão; a instalação de radares para o controle de velocidade máxima permitida, que será de 40 Km/h, instalação de novos semáforos com sensores de invasão de sinal e faixa de pedestres, e sensores de contramão de direção (mão e contramão). Junto a isso, os agentes de trânsito começarão uma fiscalização mais intensiva, “para isso, eles já passaram por treinamento para a utilização do talonário eletrônico e capacitação sobre a legislação de trânsito”, explicou o coronel.
Os equipamentos de fiscalização eletrônica já estão sendo instalados na Av. Getúlio Vargas, que terá cinco radares para o controle de velocidade máxima estabelecida – 40 Km/h – por toda a sua extensão e ainda neste semestre serão instalados nas avenidas: Antônio Carlos Magalhães, Marechal Castelo Branco, São Paulo, Paulo Souto, Padre Anchieta e Kaikan. Apesar de ainda não estarem em funcionamento, as placas já foram instaladas para os usuários atentem-se às novas regras.
O Projeto de Fiscalização Eletrônica já foi apresentado a diversos segmentos da sociedade, como Conselho Municipal de Trânsito, entidades empresariais, vereadores e Polícia Militar e bombeiros. Dentre as próximas ações programadas estão panfletagem, reuniões com grupos organizados como igrejas e associações e divulgação nos meios de comunicação, a fim de que as informações sobre o Sistema de Fiscalização Eletrônica do Trânsito sejam disseminadas.
Por: Liberdadenews/Ascom