Teixeira de Freitas: Semana de festa, será comemorado os 10 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social no Brasil (SUAS).O sistema foi criado em 2005 com o compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo e da fragmentação de ações. Instituído como lei em 2011, o SUAS promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços sócio assistenciais de proteção social básica e especial.
Em Teixeira de Freitas a festa será completa, com um esforço da atual gestão para efetivação da política de assistência social, a cidade celebra com êxito essa grande data, com aquisição de prédios próprios para atender os equipamentos e programas, e qualificação das equipes de servidores do SUAS, além de estar preparando uma grande Conferência Municipal de Assistência Social.
Para reforçar o atendimento a quem mais precisa, o Governo Federal aumentou o investimento em assistência social de R$ 1,6 bilhões, em 1995, para R$ 70,8 bilhões, em 2014, mudando a vida de milhões de brasileiros. Atualmente, o Suas está presente em quase 100% dos municípios brasileiros, oferecendo acesso aos serviços públicos para a população.
Em todo o País, são 7.511 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Neles, trabalham equipes de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que fazem a inclusão das famílias no Cadastro Único, para Programas Sociais do Governo Federal e as orientam para receber benefícios como o Bolsa Família, participar de cursos de qualificação profissional e desenvolver atividades que promovam o vínculo familiar e acesso a direitos.
Para as famílias que enfrentam situações de maior gravidade, 2.292 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) dão o apoio necessário com uma equipe multidisciplinar. Já a população que vive na rua é acolhida em um dos 302 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP).
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é outro destaque do Suas. No valor de um salário mínimo, ele contribui para melhorar a vida de 4,1 milhões de beneficiários, sendo pessoas com deficiência, de qualquer idade, e idosos a partir de 65 anos. Muitas crianças e adolescentes também recebem o benefício.
O BPC na Escola conseguiu identificar as barreiras que impediam os beneficiários de até 18 anos de freqüentarem a escola, e conseguiu inserir 310 mil jovens na rede de educação. O trabalho de Busca Ativa também é realizado pela rede de assistência social. No total, 1.256 equipes volantes estão nas ruas identificando e visitando famílias que vivem em áreas de difícil acesso. Até mesmo as populações rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas atendidas com a ajuda de 138 lanchas sociais.
Por: Liberdadenews/Ascom