Foi iniciada em Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (29), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujos debates são voltados para avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa dez anos de existência. Com representantes de diversos segmentos, a Conferência é, também, o espaço onde a própria comunidade está dialogando para a construção de políticas públicas a serem executadas pelo SUAS na próxima década.
“Em dez anos do SUAS, mais de 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza, agora é a hora de definirmos quais as nossas metas para os próximos dez anos”, afirmou o prefeito João Bosco. A política do SUAS foi formada para cuidar das pessoas de forma direta e, em especial, dos mais pobres, conforme o prefeito. “O Brasil investia cerca de 1 bilhão de reais em Assistência Social, hoje, são mais de 70 bilhões”, afirmou, evidenciando os avanços sociais da última década.
A secretária Jussara Bahia, ao dar boas-vindas aos participantes da Conferência, destacou que “a presença de representantes de vários setores da sociedade, usuários do Sistema, trabalhadores da Assistência Social, do Conselho, de representantes de outras instituições enriquecem ainda mais o nosso debate”. De maneira didática, a secretária afirmou: “nós vamos propor aqui o que precisamos melhorar dentro do SUAS, e vamos levar isso para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional, nós estamos participando desse processo de construção”.
Andressa Custódio, que compôs a mesa de abertura representando os usuários do SUAS, chamou a atenção dos presentes para a importância da Conferência. “Alguém pode até pensar que essa discussão não é válida, mas vai esse momento vai fazer a diferença na vida de outra pessoa, como fez na minha”, destacou. Andresa participa das atividades do Centro POP, voltado para a população em situação de rua.
Também participaram da mesa de abertura da Conferência o decano da UFSB Francesco Lanciotti; o comandante da 87ª CIPM major Magalhães; representando os servidores, Sandra Molino; em nome do Conselho Municipal de Assistência Social, Fábio Lobo. A Conferência está acontecendo no Clube Kaikan, e a programação segue até a quinta-feira (30).
Por: Liberdadenews/Ascom