No dia 23/07, a Fibria recebeu em sua fábrica, em Aracruz (ES), membros do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas, da Bahia. O grupo envolve os diferentes segmentos da sociedade que visam o fortalecimento de cadeias produtivas, organizações locais, políticas e serviços públicos. Os 35 visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a empresa com apresentações e visitar algumas áreas da unidade.
A programação incluiu um passeio guiado pela área fabril, com uma parada na área de Enfardamento, onde puderam ver a celulose da Fibria ser cortada e embalada para a expedição. O grupo também conheceu a Unidade de Produção de Mudas.
Narcisio Loss, consultor de Sustentabilidade, acredita que visitas como esta fortalecem o relacionamento da Fibria com as comunidades. “A visita dos integrantes do Fórum é uma oportunidade para que conheçam melhor a empresa, suas atividades e seus projetos, além de estreitar o relacionamento”.
A Fibria também participa das reuniões do Fórum, o que colabora para que a empresa fortaleça seu processo de relacionamento baseado em um diálogo aberto, com engajamento e transparência junto às comunidades.
“Hoje, o município de Caravelas, por meio do Terminal Marítimo, tem uma expressão importante para a companhia: 25% da madeira utilizada na unidade fabril de Aracruz é escoada pelo município”, completa Loss. Implantado pela Fibria em 2003, o empreendimento gera cerca de 280 empregos entre diretos e indiretos, com prioridade para moradores da região.
Sobre o Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas – O Fórum é um espaço de discussão coletiva, realizado mensalmente, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável do município de Caravelas (BA). O grupo envolve os diferentes segmentos da sociedade que visam o fortalecimento de cadeias produtivas, organizações locais, políticas e serviços públicos, fortalecendo a agricultura familiar e a pesca artesanal por meio de políticas públicas e apoio às associações, assim como o acesso das comunidades ao saneamento básico. O Fórum faz parte do Programa Redes, do Grupo Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros.
Por: Liberdadenews/Ascom