Teixeira de Freitas: “As calçadas vão dar mais comodidade para os pedestres e vão trazer outros benefícios, inclusive para os lojistas” – esta é a avaliação do comerciante Carlos Silva sobre as calçadas padronizadas que estão sendo construídas pelo Governo Municipal de Teixeira de Freitas no centro da cidade.
Depois de finalizada a construção no primeiro quarteirão, a obra segue pela Avenida Marechal Castelo Branco. Sobre os transtornos gerados, o lojista afirmou que “são necessários, o benefício da calçada é iminente, para os idosos, cadeirantes, para quem tem algum tipo de deficiência”.
As calçadas possuem guia demarcada para deficientes visuais, são padronizadas, com acesso para cadeirantes e passagem entre as esquinas. “Já estou me programando para renovar a fachada [da loja], só vou esperar a obra terminar”, comentou Carlos Silva, ao considerar que as calçadas são, ainda, uma “motivação” para incremento do comércio.
Uma novidade para os teixeirenses será a ligação da Av. Marechal Castelo Branco com o Terminal Rodoviário, que passará a ser um calçadão. O calçadão foi projetado para garantir a segurança dos pedestres, que terão a circulação facilitada sem os riscos do trânsito estreito. “Quem é comerciante é, geralmente, empreendedor, vejo essa mudança como uma oportunidade”, finalizou Carlos Silva, ao comentar sobre a ampliação do perfil consumidor, facilitado pela mobilidade promovida pelas calçadas.
Por: Liberdadenews/Ascom