Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, o Sindicado dos Bancários do Extremo Sul realizou ações nas portas de agências de diversos bancos na cidade de Teixeira de Freitas. A ação foi para divulgar a Campanha Nacional 2015, que tem como lema: "Exploração não tem perdão". A campanha que é nacional, a nível estadual, conta com apoio do Sindibancários, Fetrafine, Contraf e CUT, e visa a melhoria para os bancários de todo o extremo sul da Bahia.
A primeira agência a ser alvo da ação de divulgação dos sindicalistas foi a agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Massanori Nagao, no Centro, que é recordista em denúncia por parte dos funcionários. Posteriormente, o movimento seguirá para a agência do Banco Itaú, na Avenida Lomanto Júnior. Uma das principais reivindicações por parte dos líderes do movimento é a atuação das empresas terceirizadas, que são contratadas pelos bancos para intermediar informações e transações, criando assim, correspondentes bancários e sobrecarregando as lotéricas.
Nossa equipe conversou com o presidente do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul, Carlos Eduardo, que citou alguns pontos essenciais e que são alvos da luta dos sindicalistas. "Estamos buscando mais comprometimentos por parte dos bancos. Buscando uma melhor condição de trabalho, sempre nos preocupando com a saúde dos bancários. Pois, alguns ‘pecados’ cometidos pelos bancos, além de prejudicar o atendimento, afeta diretamente a saúde dos bancários. Precisamos também acabar com as imposições feitas por muitos bancos, que por pensar apenas em ganhos, se esquecem das obrigações".
Sobre os clientes e o cidadão que usa as agências, Carlos Eduardo disse: "Com essas cobranças, pensamos também em melhorar o atendimento aos clientes, começando com a abordagem por parte de terceirizados nas portas das agências, que desviam os clientes para os correspondentes e para as lotéricas, causando assim, enormes filas. Queremos que os clientes busquem e cobrem seus direitos e também investimentos por parte dos bancos" finalizou Carlos Eduardo.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews