Teixeira de Freitas: Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas quer instituir o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. O presidente da Casa, Miro Barbosa, autor da proposição, explica que o Plano terá como objetivo identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e promover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil para transtorno, a ideia é minimizar a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.
Ainda de acordo com a justificativa do projeto, o suicídio é um ato complexo, cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico. “O estado tem papel relevante para o tratamento desse transtorno”, destaca. O novo relatório divulgado recentemente pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama atenção de governantes para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública”, que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.
Segundo o estudo, o Brasil é o oitavo país em número de suicídio, dados de 2012 apontam 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres, uma taxa de 6,0 para grupo de 100 mil habitantes. O Projeto, que deu entrada no dia 8 de setembro, passa por análise das comissões e deve ser votado na sessão desta quarta-feira, 16.
Fonte: Sulbahianews