Teixeira de Freitas: Os advogados Goretti Martins, Daniel Moraes, Henrique Cardoso, Kerry Anne e Diego Griffo promoveram na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, no plenário do Rotary Clube, no Bairro Bela Vista, um debate com diversos advogados teixeirenses. Os citados formaram a comissão do lançamento da pré-candidatura a presidência da OAB na Bahia, do advogado Luiz Viana Queiroz, e discutiram pontos positivos da sua atual gestão e as suas propostas para a reeleição. A reunião contou também com a participação da conselheira estadual e candidata a reeleição da Seccional da OAB Bahia, Jaqueline Larchet, que inclusive já foi presidente da OAB Teixeira de Freitas.
Segundo a conselheira, Jaqueline Larchet, esta aliança reforça a candidatura à reeleição do advogado Luiz Viana para Seccional Baiana da OAB e o compromisso com a afirmação de um tratamento que integre a participação dos que mais necessitam com a finalidade de colher propostas e anotar demandas da classe, buscando valorizar a advocacia da Bahia através do diálogo. “A OAB tem como missão ser a voz constitucional do cidadão brasileiro. Nosso papel é dar vazão institucional às demandas da sociedade. O cidadão precisa de um advogado digno, com coragem e, principalmente, valorizado para bem desenvolver suas funções”, apontou a conselheira estadual.
No encontro, foram discutidas as principais propostas do grupo de advogados teixeirenses, liderados por Goretti Martins, que almeja chegar à presidência da Subseção da OAB de Teixeira de Freitas. Segundo Goretti, nesta pré-campanha, ela estará se reunindo com pequenos grupos de advogados, e irá visitar todas as 10 cidades da região que compõe a Subseção de Teixeira, para levar suas propostas, debater, discutir e acolher as justas reivindicações dos advogados. “Vamos priorizar a representação aqui na nossa região e onde estiver um advogado, lá estará a OAB. Nosso objetivo é resgatar o orgulho do advogado, promovendo o fortalecimento da carreira e defendendo uma gestão participativa”, disse Goretti.
A eleição ocorrerá no próximo dia 25 de novembro e, o advogado e professor universitário, Daniel Moraes, que é pré-candidato a vice-presidente na chapa de Goretti Martins, disse que não poderia, todavia, partir para tal desafio sem antes discutir profundamente com inúmeros colegas, as propostas de gestão da OAB para o próximo triênio na Subseção de Teixeira de Freitas. Para Daniel Moraes não é admissível disputar as eleições sem apresentar aos advogados uma carta de princípios e um programa para o futuro, eis que não se pode pretender dirigir a OAB sem antes analisar as grandes questões a serem enfrentadas e apresentou 05 propostas principais em favor da categoria e da sociedade.
VEJAM AS PROPOSTAS
A chapa liderada por Goretti Martins e Daniel Moraes busca a valorização dos profissionais da advocacia, ressaltando a importância da presença feminina nas chapas das eleições da Ordem em todo o território nacional, bem como a valorização dos jovens advogados, público que já representa 25% de todos os advogados do Brasil. “Defendemos a ética, a seriedade e a coragem. Nossa profissão não aceita covardes, pois o advogado que tem medo não pode ser chamado de advogado. Vocês, jovens, representam a continuidade dessa profissão e dessa instituição quase secular. Nosso compromisso é com a verdade, a seriedade e a qualidade de vida deste município, do Extremo Sul, da Bahia e deste país”, arguiu Daniel Moraes.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews