Teixeira de Freitas: No final da tarde desta quarta-feira (21), na sede da OAB, os advogados Maria Goretti Martins e Daniel Moraes, registraram a chapa “Juntos somos mais” para concorrer a sucessão da OAB. Eles formaram a comissão do lançamento da pré-candidatura e vem discutindo junto com os colegas pontos positivos para suas propostas. A chapa tem o apoio total da candidata à conselheira Estadual da Seccional da OAB Bahia, Jaqueline Larchet e também da presidência da OAB na Bahia, do advogado Luiz Viana Queiroz.
A conselheira, Jaqueline Larchet, garante que esta aliança reforça a candidatura à reeleição do advogado Luiz Viana para Seccional Baiana da OAB. “A OAB tem como missão ser a voz constitucional do cidadão brasileiro. Nosso papel é dar vazão institucional às demandas da sociedade. O cidadão precisa de um advogado digno, com coragem e, principalmente, valorizado para bem desenvolver suas funções”, enfatizou a candidata à conselheira, Jaqueline Larchet.
Para Maria Goretti Martins, candidata a presidência a maior intenção de sua chapa é agregar a classe de advogados. “Percebemos que não estamos devidamente integrados dentro de nossa sistemática, dentro do que nos propõe como advogados. Estamos sendo desrespeitados na profissão, e com a nossa chapa, o intuito é fazer com que este profissional se sinta em casa, acolhido dentro da sede da OAB. Queremos trazer o advogado para participar dos debates, palestras, debate jurídico. Uma participação generalizada, e com a interação de todos os colegas, iremos fazer uma grande diferença em todo o Extremo Sul”, enfatizou a candidata à presidência.
A eleição ocorrerá no próximo dia 25 de novembro e as propostas desta chapa, estão sendo bem aceito pela maioria dos profissionais. Muitos advogados fizeram questão de prestigiar o momento do registro. O advogado e professor universitário, Daniel Moraes, que é pré-candidato a vice-presidente na chapa “Juntos somos mais”, disse que não é admissível disputar as eleições sem apresentar aos advogados uma carta de princípios e um programa para o futuro. “Não se pode pretender dirigir a OAB sem antes analisar as grandes questões a serem enfrentadas por isso estamos apresentando 05 propostas principais em favor da categoria e da sociedade”, explicou.
As propostas da chapa “Juntos somos mais”, tem 5 pontos fundamentais, segue:
1- Gestão participativa, que contará com a criação de um fórum permanente, com caráter consultivo, para chamar os profissionais da categoria para discutir as decisões da Ordem. Com a criação de um espaço que dê voz à advocacia, de modo geral, dentro da OAB, oportunizará a participação direta de toda a categoria, independente do lugar de atuação do profissional.
2- Valorização dos honorários e da remuneração salarial dos advogados, por um ambiente mais propício para o desenvolvimento pleno da advocacia, por uma advocacia valorizada e pela defesa das prerrogativas para que o cidadão seja respeitado, senão, não se terá uma justiça digna desse nome.
3- Estabelecer a formação continuada do advogado com o compromisso de fomentar o conhecimento nos diversos campos do direito e mostrar a importância dos cursos de formação continuada para a qualificação e garantir o diálogo com os advogados da região.
4- O fortalecimento das prerrogativas profissionais do advogado na essencialidade como parte indispensável à administração da justiça. O propósito dentre outras coisas, trata-se da falta de respeito aos advogados e das dificuldades de transitarem por aquele que é seu habitat, o tribunal.
5- A institucionalização da “OAB Jovem” que é auxiliar a inserção de advogados em início de carreira no mercado de trabalho e a importância de se dar uma atenção especial a esta fase da carreira dos advogados e está atenta às necessidades dos novos profissionais.
Por: Mirian Ferreira/Fotos Wesley Morau e Mirian Ferreira