Teixeira de Freitas: Foi lançada na tarde desta quarta-feira (04), a Pedra Fundamental do SESI/SENAI, onde deu o ponta pé inicial para a construção da unidade. O evento começou na Pousada Lord, na BR 101 com um almoço, após, já no auditório teve a apresentação de toda a estrutura. Em seguida, os convidados conheceram o terreno onde será construída a escola técnica, que fica na Avenida São Paulo, ao lado do Shopping Pátio Mix. Com a presença de representantes da Suzano Papel e Celulose, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes do SENAI e SESI, ainda, prefeitos (Teixeira e de Nova Viçosa), secretários, autoridades policias e representantes de entidades.
O Centro de formação beneficiará moradores de nove municípios do Extremo Sul da Bahia com cursos de educação formal e profissionalizantes. Com previsão de conclusão em 2017, a expectativa é que 1.100 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento. Segundo Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose, o terreno é uma doação da empresa, ainda a mesma entrará com um recurso de 2 milhões. “Somos participantes do projeto, na parte de investimentos, junto com o SESI/SENAI, tudo isso é fruto de uma negociação com o Ministério Público do Trabalho. E o nosso objetivo é colaborar para formar jovens para o mercado. Agora aguardamos o prefeito da cidade entrar com o asfalto daquela Avenida”, explica o diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.
Esta obra é fruto do acordo judicial firmado entre a Suzano e MPT, que permitiu a destinação do terreno e dos recursos para a realização da mesma. Caberá ao Sesi e ao Senai equipar e manter o centro de formação. O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída.O custo total do será em torno de 10 milhões de reais.
Nossa equipe conversou também com o prefeito de Teixeira, João Bosco, que salientou a vocação do município como polo de educação e elogiou a iniciativa da construção da Unidade do Sesi/Senai como um fator para alavancar o desenvolvimento regional. “A cidade é jovem e está crescendo muito, por isso precisamos de estratégias para colocar a nossa cidade no patamar que a população espera e essa iniciativa colabora para melhorar a qualificação das pessoas, tendo como consequência a redução das desigualdades sociais. Por isso há dois anos estamos participando de reuniões com todos os envolvidos”, disse.
Quanto à pavimentação da Avenida São Paulo, o prefeito esclareceu que toda a cidade tem carência nesta área, e vai precisar de parcerias para conseguir realizar a obra. “Precisamos muito da parceria das indústrias de grande porte da região, para nos ajudar os grandes problemas estruturais, já que o crescimento desordenado de nossa cidade tem muito haver com o modelo de desenvolvimento. Neste momento, por exemplo, se houver uma parceria do shopping, da Suzano, do SESI, dos empreendimentos que estão sendo instalados nesta Avenida, se tiverem a disposição de contribuírem, com toda a certeza a prefeitura será parceira em contribuir. Sozinho é muito difícil, já que damos prioridades para os mais necessitados, para não cometermos injustiças”. Explica o prefeito de Teixeira de Freitas.
De acordo o diretor regional do SENAI, Luís Breda Mascarenhas, a atuação do SENAI deverá ter resultados positivos e concretos no que se refere à melhoria da qualificação profissional, com melhora da produtividade, aumento das possibilidades de geração de emprego e renda e incremento da inserção de jovens no mercado de trabalho.
Já o SESI terá como foco a educação de jovens e adultos (na unidade e em empresas), além de ações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Com a instalação da unidade, teremos um atendimento ainda mais estruturado para as indústrias da região do extremo sul, onde está instalado um importante polo de celulose do estado”, acrescenta o superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews