Jucuruçu: Na última sexta-feira, 11 de dezembro, uma comissão foi formada por cidadãos e alguns representantes de classes organizadas, que repudiam de forma veemente a saída do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Centro da cidade. A comissão se reuniu no última quarta-feira (09), onde foi confirmado um encontro da comissão com o Governador Rui Costa. Na reunião, a comissão resolveu buscar apoio de entidades organizadas e que busca o melhor para todos, principalmente para a população de baixa renda. Sendo assim, a mudança do SAC do Centro da cidade, para as margens da BR 101, além de uma afronta a comerciantes do Shopping Teixeira Mall, e a comerciantes em torno do SAC, se caracteriza como uma jogada política, para o benefício de alguém.
A comissão em um curto espaço de tempo, e com apenas uma reunião realizada, conseguiu apoio de diversas entidades de classe, imprensa e líderes religiosos como A.C.E, SINCOMERCIO, SINDEC, CDL, CUT, SINTREXBEM, APRATEF, AIESBA, APMEX, SINDBANCÁRIOS, OAB, UNEB, ABESBA, SINDFESBA, Associação de Capoeira, Bispo Dom Carlos, SindRodoviarios, Força Sindical, Associação de Agricultura Familiar, Rotahy Club, Rotahy Club Bela Vista, SINTICESB, Associação dos Guardas Municipais, Liberdade News, Partido Progressista, Shopping Teixeira Mall Center, Câmara de Vereadores, UGT, UNEGRO Extremo Sul, Clube dos Comerciarios, dentre outros, que não concordam com a mudança do SAC. Então, na última sexta-feira, a comissão foi atendida e recebida pelo Governador do Estado Rui Costa, que estava em Jucuruçu, inaugurando obras.
No fim da solenidade, o governador recebeu a comissão, e logo de início, demonstrou total falta de conhecimento sobre o caso, mas a comissão passou todos os detalhes que garante que o melhor lugar para o deslocamento do cidadão, e toda a logística benéfica é no local onde o mesmo vem funcionando há cerca de 20 anos. Zé Carlos, integrante da comissão, foi o responsável em relatar ao Governador os pontos que levaram a criação da comissão: "Senhor Governador, o SAC está hoje localizado no Centro de Teixeira, onde ali estão instalados cartórios, bancos, lanchonetes populares, hotéis populares, restaurantes populares, o Terminal Rodoviário Urbano, e massa comercial. Além de Teixeira Governador, o SAC atende a região, são 15 municípios que usam os serviços ali prestados, e então eles se preparam para saírem da sua cidade e irem a Teixeira, onde param no Terminal Urbano, vão ao SAC, se alimentam com um preço acessível, realizam compras e retornam às suas cidades", explicou.
E acrescentou: Pensando no povo, e com essa logística estamis lhe entregabdo um documento de manifesto e repúdio a essa mudança, que já foi divulgada no Diário Oficial, onde todo o contrato foi feito de maneira misteriosa, em qual, o condomínio onde hoje funciona o SAC ficou sabendo através da imprensa". O Governador recebeu o documento, que além das entidades já citadas, foi assinado pelos deputados Ronaldo Carletto, Valmir Assunção, Mário Negromonte Jr, e o Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, e também pelos Prefeitos Jadson Ruas de Caravelas e presidente da APES, além dos prefeitos de Itanhém, Mucuri, Vereda, Medeiros Neto, municípios que são atendidos pelo SAC, e também o prefeito de Teixeira de Freitas.
Após analisar o documento, o Governador disse que a mudança foi sugerida pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, o qual disse a ele que a mudança iria beneficiar a população teixeirense. Mas após uma conversa um pouco mais tensa com integrantes da comissão, o Governador disse que analisará o caso, e disse que existe sim a possibilidade do SAC permanecer no mesmo local. No fim da conversa, um dos integrantes da comissão questionou ao Governador com uma pergunta: "Governador e o povo?", então o Governador disse o que tem o povo? Se o povo quiser parar na porta de onde será o SAC eu mando diversos ônibus para lá. Então a integrante da comissão disse: "Não é assim que se faz não Governador, estamos falando de mães, pais de família, trabalhadores que perdem um dia de serviço para ser atendido, e muito das vezes chegam à noite ou de madrugada e dormem na fila para serem atendidos".
Após ouvir isso o Governador ameaçou sair da sala, mas ouviu todos os apontamentos da comissão e firmou o compromisso de que o secretário irá se reunir com a comissão e estudar a possibilidade da permanência do SAC, e ainda assinou o documento de repúdio. Em entrevista à nossa reportagem, o Deputado Federal Ronaldo Carletto disse: "Eu apoio essa comissão desde o início, onde fui informado pelo presidente do PP, Robertinho Pedreira, e fiz um pedido a ele que acompanhasse tudo de perto, com o meu apoio, pois, o que está em discussão é o melhor para todos, principalmente para a população humilde, que é quem mais irá sofrer com essa mudança. Conversei com o Governador, e após ele receber a comissão, irei juntamente com o Deputado Robinho reunir novamente com o Gestor, e assim, solicitar a revogação dessa transferência. Pois uma mudança como essa é preciso fazer uma pesquisa popular, e isso não foi feito".
Já os deputados Mário Negromonte Jr e Valmir Assunção, em entrevista, demonstraram apoio à comissão, e colocaram os gabinetes à disposição. O prefeito de Itanhém Bentivi disse: "A população de Itanhém que utiliza o SAC em Teixeira está preocupada, pois será uma mudança que atingirá a logística de programação, pois eles terão que gastar com transporte, alimentação um pouco fora da realidade financeira de alguns". A comissão, que além de integrantes de classes organizadas, políticos, empresários e imprensa, contou com o acompanhamos e participação do advogado, Bel. Rodrigo da Gama, responsável pela elaboração do documento.
A comissão retornou a Teixeira depois de uma longa viagem com a sensação de dever cumprindo, já que o primeiro objetivo foi alcançado, que era entregar ao Governador Rui Costa o documento, e conseguir apoio de políticos a nível de estado. A comissão deverá se reunir na próxima semana, onde programará os próximos passos.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews