Alcobaça: O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, na tarde desta quinta-feira 17 de dezembro, as contas do ano de 2014, do prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio. O prefeito está em Salvador, onde acompanhou de perto a decisão e, por telefone, comentou a decisão do tribunal.
“O nosso governo sempre trabalhou dentro do que determina a lei. Nos momentos em que precisamos de correções, as fizemos e sempre tivermos a humildade de consultar o órgão a cada dúvida. Nesse momento de crise, tem sido cada vez mais difícil trabalhar em cima das metas do que determina o TCM. Os resultados, muitas vezes, não são agradáveis, pois, devido à queda do FPM, somos obrigados a reduzir a folha com demissões. Esse cenário de crise é um quadro nada bom e estamos trabalhando abaixo do que gostaríamos. Ao mesmo tempo, estamos cobrando para que o governo se recomponha e normalize esses repasses. Estamos felizes com a provação das contas, mas, preocupados com o futuro devido a diminuição dos repasses”, afirmou o gestor.
Do ponto de vista administrativo, a aprovação das contas atesta que o governo do prefeito Bernardo Olívio tem trabalhado dentro da lisura e, por outro lado, até justifica o projeto apresentado à Câmara Municipal, que autoriza o gestor a adquirir empréstimo de R$5 milhões junto ao BNDES para mais investimentos no município.
Entre os municípios da região, Alcobaça foi o único - até agora - que não teve empréstimos para turbinar a economia e acelerar os trabalhos em benefício da população. Com moral em alta e duas contas seguidas aprovadas (2013,2014), acredita-se que a Câmara aprove a aquisição de empréstimo até do dobro do valor solicitado por Bernardo Olívio.
Por: Liberdadenews/Ascom