A Força Nacional de Segurança esteve em Teixeira de Freitas na manhã deste sábado, 23. A razão da visita é a Tocha Olímpica, que em 19 de Maio deste ano passará pelo município, em evento que vai envolver toda a cidade e dar destaque internacional a Teixeira de Freitas. “É um momento que vai ficar registrado na história de nossa cidade, é uma honra pra gente fazer parte dele”, disse o prefeito João Bosco.
O grupo representativo, formado por militares da Força Nacional de Segurança que acompanharão o comboio com a Tocha, foi recebido pelos secretários municipais Fernando Lucca de Melo, de Esporte e Lazer e o Cel Bartolomeu Calheiros, de Segurança com Cidadania. O encontro, na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, contou com a participação do Comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Magalhães.
Eles fizeram um estudo teórico do percurso e, na sequência, com as viaturas, percorreram o itinerário, de aproximadamente 6,5 quilômetros, com revezamento de cerca de 30 pessoas. Na Bahia, 26 municípios receberão o símbolo olímpico, todos eleitos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
“Nada simboliza mais que essa tocha. É o momento da emoção, das lágrimas e da comemoração de todo o país. O que mais importa é que cada ser humano que participar do revezamento possa deixar para sua história, para a história da sua cidade, o que pode dar de exemplo, independente de onde venha, uma mensagem e uma imagem muito fortes”, disse em nota, o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
A Tocha Olímpica, desenhada para a edição brasileira, é branca com detalhes em cores que simbolizam a natureza do país. O Fogo Olímpico chegará ao Brasil em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. Seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país.
Por: Liberdadenews/Ascom