Teixeira de Freitas: Moradores do bairro Teixeirinha denunciaram na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, pessoas de diversas localidades que fazem o descarte de lixo e de entulho em frente ao Ginásio de Esportes de Teixeira de Freitas. De acordo com um morador, essa situação é constante. Além do lixo comum, é possível ver móveis velhos, entulhos de obras e outros. No ginásio, nas quadras, que não são cobertas, há pistas de skates deterioradas e muitos galhos de árvores jogados.
Ainda de acordo com moradores, quando as pessoas resolvem limpar e varrer as folhas de árvore e galhos, colocam fogo no que juntam e a fumaça causa desconforto nas imediações. Além disso, ainda tem o perigo de se criarem focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O secretário de Serviços Extraordinários, Cláudio Guaraná, disse ao Liberdade News que providências serão tomadas imediatamente em relação ao Ginásio de Esportes. Ele esclareceu que a coleta de lixo vem sendo feita regularmente em todos os bairros, o que não justifica outros moradores fazerem descarte naquele local.
Sobre os entulhos, o secretário explicou que não é obrigação da prefeitura recolher, mesmo assim, esse serviço tem sido feito para ajudar na limpeza das vias. Porém, todas as pessoas que resolverem fazer uma obra em casa, podem contratar empresas que recolhem os entulhos de maneira correta.
Cláudio disse ainda que um canteiro de pneus foi feito na entrada do bairro Kaikan para inibir a população de jogar lixo. Algumas ações semelhantes estão sendo tomadas em outros pontos ilegais e críticos de descarte de lixo na cidade. O secretário informou também a respeito da criação do "Carroceiro Legal", pela Secretaria de Meio Ambiente, para cadastrar os animais dos carroceiros e, no futuro, fazer com que eles tenham lugares específicos para jogar os entulhos e ajudar no trabalho da prefeitura".
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews