Alcobaça: O acidente entre ônibus escolar linha Taquari – Alcobaça ocorreu às 06h40 da última sexta-feira. O veículo seguia do distrito para a sede, quando teve a mão invadida por uma carreta carregada de eucalipto da Júlio Simões – prestadora de serviços da Fibria Celulose.
Para evitar a batida frontal, o que seria uma tragédia maior, o motorista desviou o ônibus para o acostamento, mas, acabou tombando ao ser atingido na traseira pelo último engate da carreta.
Estavam a bordo do ônibus:
40 pessoas (37 alunos, 01 professora, 01 bibliotecária e 01 motorista), desse montante, 26 passageiros ficaram feridos; 02 pessoas (01 aluno e 01 bibliotecária) foram socorridos do local do acidente pelo SAMU direto para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.
As outras 24 foram levadas para o Hospital São Bernardo, na sede.
Dessas 24 atendidas em Alcobaça, 06 – todas crianças – tiveram também que ser transferidas para a vizinha Teixeira de Freitas, que possui maior estrutura, inclusive com leito de UTI.
Desses 08 que foram para Teixeira de Freitas (02 via SAMU e 06 via Hospital São Bernardo), 04 foram liberadas no mesmo dia e 04 continuam internadas.
Dos internados:
01 criança (menina) fará uma operação de enxerto no braço;
01 criança (menina) passou por 05 cirurgias, está na UTI, mas estável, e respirando sem a ajuda de aparelhos;
01 criança (menino) aguarda por cirurgia no maxilar;
01 adulto (Bibliotecária) operou de fratura exposta na perna e está em observação.
Mobilização de Socorro
Informado sobre o ocorrido, o prefeito Bernardo Olívio determinou que a Secretaria Municipal de Saúde suspendesse os atendimentos nas unidades do interior e mobilizasse toda equipe, entre técnicos, enfermeiros e médicos, para o hospital. O que foi feito. Além da equipe técnica, 05 ambulâncias participaram da operação de socorro.
Todo entrosamento entre o Hospital São Bernardo, Secretaria de Saúde de Alcobaça, Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Secretária de Saúde de Teixeira de Freitas, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil e Polícia Rodoviária Estadual, foram para que todas as vidas envolvidas fossem salvas.
Até o momento, profissionais dos setores da administração, saúde e assistência social acompanham – no hospital - o quadro clínico dos internados.
Motorista do ônibus
São sinceros os nossos agradecimentos ao motorista do ônibus escolar Etevaldo Oliveira Costa, que foi rápido na decisão de sair da linha de frente da carreta. Caso ocorresse uma batida frontal, várias mortes seriam inevitáveis.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Alcobaça