Teixeira de Freitas: No último dia 31 de março, os agentes penitenciários, aprovados no último concurso público, realizaram uma manifestação pacífica em frente ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Além dos aprovados do município, a manifestação representou todos os aprovados no concurso com o edital expedido pela SAEB em 2014, onde o concurso foi constituído em seis etapas e, após quase um ano da realização do concurso, nenhum dos aprovados foram nomeados.
De acordo com Carol Osti, uma das aprovadas no concurso, eles passaram alguns meses em Salvador para o treinamento com todos os custos e despesas bancados pelos concursados, e na quinta-feira (31), completou seis meses e seis dias da conclusão, e ninguém foi nomeado. Outro fator lembrado na manifestação foi que alguns agentes em exercício estariam trabalhando de forma ilegal, pois, os contratos estariam vencidos desde do início do ano. Durante o manifesto, o diretor do CPTF, o Tenente Coronel Osires Cardoso, deixou a unidade e conversou com os manifestantes. Durante fala, o diretor garantiu que os agentes do REDA não são os causadores da não nomeação, e que os agentes vem desempenhando um belíssimo trabalho na unidade.
O Coronel ainda disse que também aguarda ansioso pela nomeação dos agentes, que ajudarão nos trabalhos diários da unidade. Durante o manifesto, os concursados souberam da presença do Governador Rui Costa em Caravelas e procuraram o jornalista Edvaldo Alves e, juntos, decidiram entregaram uma carta de pedido de providência ao gestor estadual. E na última sexta-feira, 01 de abril, representantes dos concursados, juntamente com o jornalista Edvaldo Alves foram até à cidade litorânea de Caravelas, onde o jornalista tinha reunião marcada com o governador.
Então um documento foi entregue relatando que o processo de número 9681150068088 já está na Casa Civil desde o dia 29 de Janeiro. No documento foi relatado o prazo que expira, dia 28 de Novembro de 2016. Os concursados dizem que se uma providência não for tomada pelo gestor, uma nova manifestação acontecerá.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews