Teixeira de Freitas: Com um público grande diariamente, o cartório da cidade está atendendo eleitores para o recadastramento biométrico, regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335, sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. O cadastramento biométrico consiste em uma nova política de cadastro do eleitor brasileiro que está sendo implementada desde 2008 no Brasil, e em Teixeira iniciou em novembro do ano passado.
De acordo Bruno Guarino, chefe do cartório de Teixeira de Freitas, o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, mas devido ao grande número de eleitores, esse trabalho está sendo feito aos poucos pela Justiça Eleitoral. Por isso, depois das eleições de 2016, procure fazer o agendamento e se cadastrar pelo novo sistema que já será obrigatório. Este ano em Teixeira a votação será mista, já que muitos eleitores cadastraram sua digital.
“O sistema biométrico garante a identificação segura do eleitor, já que se trata de um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas, neste caso, as digitais. Além disso, certifica a autenticidade do resultado das eleições”. Explica o chefe do cartório.
Guarino ainda ressalta que as pessoas que queiram cadastrar sua digital, transferir ou regularizar sua situação, que faça até 04 de maio, que é o prazo de fechamento do cadastro. Assim, o TSE terá tempo hábil para organizar os cadernos de votação e preparar os dados que vão para as urnas. Após esse prazo, só em dezembro.
Compareça no cartório até o dia 04 de maio, munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado. São distribuídas 60 fichas diárias, a partir das 8h. Gestantes, idosos e deficientes tem prioridade no atendimento.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews