Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem esteve na tarde desta segunda-feira, 20 de abril, no Bairro Nova Jerusalém, onde um internauta havia denunciado que uma Área de Proteção Ambiental estava sendo desmatada e que pessoas estariam demarcando terrenos próximo ao campo. Como no referido bairro existem dois campos de futebol, nossa equipe esteve em ambos, para apurar a denúncia.
No primeiro campo, o conhecido Campo da Rua Torta, nossa equipe conversou com moradores, e registrou imagens do local, e nenhuma alteração aconteceu no local. Já no segundo campo, entre a Rua Pedro Medeiros Guerra e a Rua Helena Fonseca, nossa equipe encontrou alguns terrenos, já limpos e marcados. Registramos as imagens do que seria uma possível invasão, mas, mesmo com apenas uma barraca armada, nenhuma pessoa estava no local. Olhamos a área e não encontramos nenhum indício de que a área verde do local, que fica às margens de um córrego, estaria sendo desmatada.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a área é de preservação ambiental e mantém uma área estimada em cinco hectares de terra, com diversas espécies de pássaros e árvores nativas e centenárias. A principal informação era que invasores estariam usando o local para conseguir terrenos para serem negociados futuramente. No local, existia em uma parte mais afastada, onde estaria se iniciando a invasão. Neste local, foi visto marcas de queimadas, mas, segundo uma vizinha, o fogo começou após um homem parar uma caminhonete e jogar lixo, e em seguida ateou fogo.
Foi divulgado em redes sociais e em outros veículos que a invasão partiu de integrantes de um grupo político rival à atual administração, e a invasão seria visando pressionar a liberação de outras casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. Como não existia nenhum representante e nenhum dos invasores, nossa equipe não pôde confirmar o fato. De acordo com informações levantadas pela nossa equipe, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Habitação trabalham para solucionar o quanto antes o caso, e garantir a preservação da Área de Proteção Ambiental, tão importante nos dias de hoje, onde o Meio Ambiente é atacado e ferido diariamente.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews