Teixeira de Freitas: Desde dia 13 de abril, os profissionais que trabalham na empresa terceirizada do Governo da Bahia, resolveram cruzar os braços para o trabalho e reivindicar seus direitos em frente à NRE 07. Essas pessoas são merendeiras e auxiliares de limpeza que prestam serviços em várias escolas da rede Estadual na cidade e em toda região. Inclusive alunos e professores já compraram a briga, e também estão se manifestando a favor dos profissionais. Eles estão alegando que a empresa Sandes Conservação e Serviços LTDA, não vêm cumprindo com as suas obrigações junto a esses trabalhadores.
Já são 2 meses sem receber vários benefícios.As reivindicações são sempre as mesmas, salário pago atrasado, nunca entra na conta no 5º dia útil, o INSS que eles não estão depositando, fundo de garantia que também não estão sendo repassando. “Ainda tem o cartão saúde que não sabemos onde podemos usar, nem sabemos se existe mesmo algum lugar em Teixeira que atende com este cartão. Os tickts do vale refeição que estão atrasados por dois meses. Todos os meses essa dor de cabeça, trabalhamos, damos duro, e no dia do pagamento quero ir ao banco, e tirar meu dinheiro e arcar com minhas despesas, mas nunca é possível. Falta de respeito conosco”. Indignado fala João Alfredo Gomes Xavier, funcionário da Sandes.
Após algumas reportagens feitas pelo site Liberdade News, nossa equipe procurou diretamente a assessoria do Governador, onde fomos prontamente atendidos. E logo em seguida nos enviaram uma nota onde o Governador Rui Costa esclarece sobre a problemática.
Segue a nota na integra:
Em relação ao pagamento dos trabalhadores terceirizados que prestam serviço nas escolas da rede estadual de Teixeira de Freitas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já notificou as empresas ainda apresentam pendências para regularizar os pagamentos dos seus funcionários.
Para os que não receberem os salários referentes ao mês de fevereiro e meses anteriores, a Secretaria da Educação informa que efetuará o pagamento diretamente ao trabalhador.
Além disso, o governador Rui Costa já anunciou que irá redefinir os contratos com as empresas terceirizadas, unificando-os na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), para atender todas as secretarias e órgãos estaduais. O novo processo licitatório deverá ser publicado em, no máximo, duas semanas.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Matérias relacionadas:
Funcionários sem receber da terceirizada Sandes fazem protesto na sede da NRE 07
Posto da Mata: Funcionários da Sandes estão sem receber salário e alunos fazem manifestação