Lajedão: O Deputado Federal Cláudio Cajado (DEM/BA), em seu pronunciamento nesta quarta-feira, 04 de maio, na plenária do Congresso Nacional, convidou a todos os presentes para a inauguração da Escola de Tempo Integral Antônio Carlos Magalhães, em Lajedão. “Quero convidar aos nobres amigos, eleitores e toda região, que estarei ao lado do prefeito de Salvador ACM Neto, no município de Lajedão, Extremo Sul da Bahia, inaugurando uma escola em turno integral, junto ao prefeito “Betão” e de todas as lideranças políticas de Lajedão e da região. Estaremos no domingo, Dia das Mães, inaugurando essa grande obra, por volta das 08h00 da manhã”, disse.
O Deputado Cláudio Cajado é um grande parceiro da região e tem colocado diversos municípios do interior da Bahia em pauta no Congresso, buscando recursos e melhorias para essa população carente, especialmente na cidade de Lajedão, onde o prefeito Betão tem realizado uma excelente gestão, com obras jamais imaginadas pelo povo humilde e acolhedor daquela cidade. E neste próximo domingo 08/05 (Dia das Mães), muitas mães de Lajedão estarão ganhando esse presente. Um verdadeiro presente, que mudará a história da cidade, colocando o município no rol das melhores cidades do país em investimento em educação pública de qualidade.
O prefeito Humberto Cortes, o “Betão”, convida a todos os munícipes, as lideranças políticas da cidade e da região e a população do Extremo Sul em geral, para as festividades de inauguração dessa revolucionária escola. Fruto de uma preocupação real com os problemas do seu povo, de uma gestão que visa o futuro de sua gente, especialmente das crianças e dos jovens. Sem dúvida alguma, a administração do prefeito Betão tem sido destaque. E com isso, a aprovação de sua gestão é unânime, mesmo entra seus opositores. ‘É com muita satisfação que vamos inaugurar essa escola, que irá revolucionar o ensino público de nossa cidade. Todos estão convidado”, disse Betão.
Sobre a Escola de Tempo Integral
Educação de Tempo Integral é uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), onde o estudante tem sete horas de aula por dia, em vez de quatro. Estima-se que em torno de 4,3 milhões de estudante do Ensino Fundamental tiveram jornada ampliada. No entanto, apesar do avanço a cada ano, cumprir o PNE (Lei 13.005/2014) nesse quesito ainda vai exigir esforço dos governos. A meta 6 do plano, aprovado pelo Congresso no ano passado, determina que até 2024 a Educação em tempo integral deverá ser oferecida em ao menos 50% das Escolas públicas e atender no mínimo 25% dos Alunos de toda a Educação Básica (Educação Infantil-Fundamental-Ensino Médio).
Está tramitando no Senado Federal uma proposta em que aumenta para todos os estudantes do Ensino Básico, de 800 horas de aula anuais (Conforme a atual LDB), para 1,4 mil horas. Mais até do que o praticado em países considerados modelos educacionais, como a Finlândia [900 horas/ano] e o Chile, que é tido como um bom exemplo na América Latina, e tem 1.060 horas/ano. O projeto tem parecer favorável do relator, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). “Escola tem que ser em horário integral. Senão, não é Educação”, defende o senador. E Lajedão tem feito a sua parte, graças ao modelo revolucionário de administração do Prefeito Betão.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews