Teixeira de Freitas: Sessão da câmara de vereadores desta quarta feira (04) foi agitada. Nesta manhã taxistas estiveram presentes e fizeram algumas reivindicações, sendo elas: a falta fiscalização contra clandestinos, a possível entrada de 43 novos alvarás na cidade, e ainda levantaram a questão de vendas e compras de alvarás.
Nossa equipe conversou com um taxista, Fernando Márcio Gomes da Silva, que não concorda com a liberação de mais alvarás, já que ele enquanto profissional não está conseguindo nem pagar as contas por falta de clientes. “Somos contra a possível entrada de mais 43 alvarás de táxis, primeiro porque o momento não é propício, segundo porque não existe fiscalização, e qualquer um faz transporte clandestino, seja daqui da cidade ou de outras. E ainda, aumentará a quantidade de taxis? Vou falar por mim, nem pagar a prestação do meu carro eu estou conseguindo, como será daqui para frente, não dar para aceitar, pedimos providências, somos pais de família e precisamos sobreviver”. Fala indignado o taxista.
De acordo outro taxista, se tivesse a fiscalização seria mais tranquilo, sobrariam clientes. “Não precisamos de mais alvarás e sim de fiscalização. Eu acredito que nosso maior problema hoje, se chama os clandestinos, placas de outros munícipios, placas cinza, eles ficam nas saídas da cidade, e pegam os nossos clientes. Aqui não tem só um terminal rodoviário, são várias saídas, que estes clandestinos já fizeram ponto, e ninguém faz nada. Pagamos todos nossos impostos, e não temos ninguém por nós”. Acrescenta.
Os taxistas estão contando com o poder legislativo para reverem esse projeto que está em tramitação. Ainda, de acordo os taxistas, há rumores de que esteja acontecendo compra e vendas de alvarás. “Não tenho prova, mas ouvimos isso todos os dias. Se fizerem as contas, se realmente tiver gente vendendo, devem está lucrando muito com tudo isso, se somarmos entre alvarás de táxis e moto táxi, sendo vendidos a 15 mil cada, dar mais de 1 milhão de reais. Quem está ganhando com isso? Precisamos descobrir”. Chama a atenção outro profissional.
Procuramos o vereador Ariston Pinheiro, já que está à frente desta questão, ele disse que tem de fato um projeto em tramitação e está sendo substituído por outro, com uma nova redação. “Ficamos sabendo de uma reunião do presidente da associação dos taxistas e o prefeito, onde na redação colocaram mil pessoas para cada táxi, ou seja, irão aumentar mais 43 alvarás. Colocaram uma observação que 10 táxis terão que atender os distritos, como Cachoeira do Mato, Duque de Caxias, Vila Marinha, Jardim novo, este não tem nenhum profissional credenciado para fazer o transporte. Nós defendemos uma discussão ampla e lógica para que seja aprovada com responsabilidade”. Explica o vereador.
Ariston ainda falou que a fiscalização é fundamental, e que já fez um documento que será encaminhado ao prefeito João Bosco, solicitando imediatamente uma reunião para tratar desta fiscalização contra esses clandestinos. Também salientou que recebeu denúncias de taxistas, inclusive com vídeo provando a venda de alvarás. “Realmente essa prática existe sim, recebemos um vídeo como forma de denúncia encaminhamos para a procuradoria, falaram que apuraram, mas não acredito nisso, e até agora não tivemos retorno, e se a câmara quiser, vai conseguir provar”. Enfatiza o vereador.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews