A empresa Smar, que é responsável pelo transporte escolar de cerca de dois mil alunos da rede municipal de Itabela, decidiu suspender os serviços por tempo indeterminado a partir da tarde desta segunda-feira (09). Segundo a direção da empresa, há vários meses a prefeitura não repassa os pagamentos do contrato regulamente.
“Estamos arcando com todas as despesas, inclusive o pagamento de alguns veículos sublocados. Não temos mais como manter", informou um diretor da Smar, destacando ainda que cerca de 60 profissionais trabalham com o transporte escolar no município. De acordo com a empresa, há cerca de 30 dias a prefeitura foi informada sobre uma possível paralisação caso os valores não fossem regularizados. Há 20 dias a Smar cobrou mais uma vez um acerto com a prefeitura e até o momento não obteve retorno.
Cientes da situação, os motoristas de 15 vans escolares - que são sublocadas pela Smar para complementar o transporte dos estudantes, também decidiram paralisar as atividades e solidariedade. “Cumprimos o serviço desta manhã, levamos às crianças a escola e de volta para casa, mas nos turnos da tarde e da noite não realizaremos o transporte”, explicou o motorista Vanderlei Castro de Oliveira.
Segundo Vanderlei, a Smar tem honrado os pagamentos, mas a situação está insustentável. “A empresa tem arcado com tudo até agora. É necessário abastecer os veículos e fazer a manutenção constante porque transportamos crianças”, explicou Oliveira. Segundo a Smar, a prefeitura não apresenta uma explicação para a não realização do repasse dos recursos, que são oriundos do governo federal.
“O prefeito não nos recebe e não dá nenhuma explicação”, diz. A paralisação será mantida até que a prefeitura apresente uma solução definitiva para o problema, informou a Smar. Até o momento, a reportagem não conseguiu ouvir a Prefeitura de Itabela.
Fonte: Radar64