Teixeira de Freitas: No inicio da tarde desta segunda feira (16), o prefeito João Bosco, convocou uma coletiva para falar sobre a programação do dia 19/05, e também os secretários aproveitaram para desmentir boatos sobre os valores gastos com a presença da Tocha Olímpica. O comboio trazendo a chama Olímpica chegará à cidade às 9h43, na quinta feira (19), e será acesa pela primeira vez no Trevo da BR 101 na Avenida João Paulo II. O valor ressaltado para receber o evento ficou R$79.761,19 (Setenta e nove mil setecentos e sessenta e um real e dezenove centavos).
Com a presença da imprensa local, vereadores, secretários e autoridades em geral, passaram a programação com o seguinte roteiro: Avenida Paulo Souto, Avenida São Paulo, Avenida Lomanto Júnior a partir do trevo e ao chegar ao entroncamento da Rua Antônio Simplício de Barros, segue sentido trânsito contrário, até o trevo, realizando o contorno e seguindo trânsito contrário pela Marechal Castelo Branco, até a UMMI, onde a Tocha segue pela Avenida Getúlio Vargas em direção a Praça de Celebração em frente ao Estádio Municipal.
Já na Praça de Celebração, em frente ao Estádio, acontecerá toda a programação. A Tocha e a população serão recepcionadas pela Orquestra Nove de Maio e outras manifestações culturais e esportivas. “Esse é um momento único, onde a imprensa do mundo inteiro, várias entidades envolvidas, estarão aqui em nossa cidade, será um evento para todos. Quero lembrar que a Tocha vem de graça, mas temos que preparar a casa, para ficar bonita e apresentável, por isso estamos em mutirão organizando tudo. Teremos 28 pessoas de Teixeira conduzindo a Tocha. E para ressaltar, e acabar de vez com boatos, o município gastou R$79.761,19, e no fim do evento faremos a prestação de contas de cada centavos investido”. Explica o secretário de esporte, Fernando Melo.
E de acordo o secretário de Infraestrutura, Henrique Gonsalves que devido à magnitude da festa, teve que fazer melhorias pela cidade, e obras como da praça em frente ao estádio continuarão, e ali terá uma réplica oficial da Tocha Olímpica. “O prefeito já reuniu os secretários e propôs trabalharmos mais em sistema de mutirão para manter a cidade apresentável”. Disse.
A preocupação do prefeito também é com a segurança, e segundo o secretário de Segurança com Cidadania, Bartolomeu Calheiros, a população não precisa se preocupar. “De forma integrada, com o município, estado e órgão federal, serão 110 pontos de bloqueios por essas instituições. A partir da 7h da quinta feira, nenhum veículo passará pela rota que a Tocha fará. Vamos trabalhar para proporcionar segurança”. Fala o secretário.
O primeiro comboio será dos patrocinadores, e o segundo comboio da Tocha e ambos terão sua própria segurança que será feita pela guarda nacional. “Precisamos sim de segurança para o evento, mas na nossa administração está muito preocupada em oferecer esporte e cultura para as nossas crianças, para que na hora que alguém oferecer uma quantidade de drogas para ele vender, e uma bola, ele escolha a bola, precisamos dar condições para nossos jovens para que no futuro, ele seja um homem de bem”. Ressalta o prefeito João Bosco.
O prefeito acrescentou ainda, que está conseguindo grandes parcerias com o Governo Federal, e irá entregar grandes obras, a exemplo do Centro de Iniciação de Esporte, que terá até ginástica olímpica, que já está sendo construída onde era o Cetab.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews