Diante de diversos fatos causados pelo vício alcoólico do Vereador Evandro de Jesus (PHS), popular "Evandro Enfermeiro”, que durante o seu mandato tem causado diversos acidentes automobilísticos, por conta do consumo de bebidas alcoólicas, e durante a noite da última quinta-feira, 18, e no período tarde da sexta-feira, 19 de maio, ele se envolveu em dois acidentes, gerou uma grande revolta da população Itamarajuense, pedindo justiça às autoridades.
Durante a manhã dessa terça-feira, 24, o Presidente da Câmara de Vereadores de Itamaraju, Francisco Carlos Barbosa, "Chico do Hotel” e a Advogada Simone, convocou a imprensa local, para falar sobre o afastamento do vereador ‘Evandro Enfermeiro’.
Chico explicou que a câmara de vereadores tem sofrido algumas criticas em relação a posição do colega Evandro, perante a sociedade, diante das cobranças foram realizados diversos contatos com a família e o vereador, que reconheceu os seus erros e cogitou na necessidade de um breve afastamento para o internamento clínico para o tratamento do vício em bebidas alcoólicas.
"O alcoolismo é uma doença terrível, destrói famílias, lares e temos a obrigação de colaborar com o nosso companheiro Evandro, que está passando por um momento difícil e diante das legalidades do regimento interno, vamos afastar o vereador para se tratar em uma clínica de recuperação e irá ficar 60 dias afastado do trabalho”, explicou Chico.
Durante a semana houve uma reunião entre os vereadores, a família e os Advogados Drº Wanderson e Drª Sinome, que tomaram a decisão do afastamento, uma vez que o próprio vereador, debilitado não pode tomar decisões, na plenária da Câmara de Vereadores de Itamaraju.
A Advogada Drª Simone, explicou que o regimento da Câmara oferece algumas possibilidades de afastamento para o vereador. (Por motivos de saúde; para tratar de assunto particular ou se assumir algum tipo de secretaria do município) No caso do vereador Evandro o afastamento por motivos de saúde, ele tem direito de receber a sua renumeração integral. Mas se fosse para tratar de assuntos particulares, teria sua remuneração cancelada.
"Ele vai ter o afastamento para tentar recuperar junto a essa clinica e caso não seja possível a recuperação, ai sim a câmara irá tomar outras providências, ai não será mas providência em termo legislativo. Ele vai ter q ser afastado por motivos de doença, que não teve uma recuperação e se tornará um beneficiário da previdência social ai sim, a partir desse momento que ele deixar de um vereador, pelo fato de que ele não tem mais condição de reabilitação, o seu cargo vai se tornar vago, podendo ser assumido por um suplente, mas por enquanto é um afastamento temporário”, explicou a Drª Simone.
Fonte: Radar830