Caravela: Na tarde desta quarta-feira (15), representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Saúde reuniram-se com os representantes do Centro Colaborados em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para a apresentação da equipe que irá passar três dias no município prestando assessoria para uma melhor execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), inclusive propondo a sensibilização para implantação do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM-PNAE). Além disso, a equipe irá avaliar em que estágio está à aquisição de gêneros da agricultura familiar, quais as dificuldades e como facilitar este processo. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Esplanada.
A assessoria técnica do CECANE ficará no município até a próxima sexta, 17, visitando as escolas para verificar a estrutura física e as condições da merenda escolar de Esplanada. “Vamos desenvolver diversas atividades com os vários atores, como secretaria de Educação, nutricionistas, conselheiros, merendeiras, diretores de escola, visando a melhor execução do programa no município. E verificar como está a inclusão da agricultura familiar, uma vez que os alunos precisam de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes sem agrotóxicos. Todos os municípios do Brasil recebem esses recursos para a alimentação e formamos esse convênio para prestar apoio técnico e operacional”, informaram as agentes do CECANE, Lívia Santos e Rosei França.
A secretária de Educação, Márcia Maria Castro Lima, ressaltou que Esplanada vive hoje uma realidade totalmente diferente, sobretudo na seriedade e responsabilidade no trato com a coisa pública, em especial com a merenda escolar, o que resultou em elogios feitos pelos promotores que em julho passado visitaram algumas unidades escolares e lá atestaram a qualidade da alimentação ofertada aos alunos. “A prefeitura pretende no próximo semestre implantar uma cantina central na sede, a qual permitirá padronizar a merenda das escolas, com total acompanhamento e orientação da nutricionista”, acrescentou.
Em relação ao encontro, a secretária foi enfática. “Esta parceria entre a equipe do CECANE com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é de grande importância para os municípios. Ela veio prestar assessoria técnica aos que trabalham com alimentação escolar na rede municipal de Esplanada. E, mais importante ainda, é essa participação da Secretaria de Agricultura e de representantes de associações, pois pelo menos 30% da merenda escolar deve ser adquirida da agricultura familiar e, neste caso, temos que incentivar ainda mais essa prática no nosso município. Agradeço também a presença da vigilância sanitária do município e do Conselho de Alimentação Escolar”, disse.