Teixeira de Freitas: Nesta segunda-feira, 29 de agosto, foi inaugurado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV Teixeira de Freitas). O evento contou com as presenças do Governador da Bahia Rui Costa, do Secretário Estadual de Saúde Fábio Villas Boas, do Secretário Municipal de Saúde Eujácio Dantas e diversas autoridades. O CER IV Teixeira fica localizado na Avenida das Nações, no Bairro Monte Castelo, sendo agora o Maior Centro de Reabilitação do Interior do Nordeste, e irá atender moradores de 21 municípios, que necessitam de cuidados específicos.
A obra foi mais um das vitórias da gestão João Bosco, que junto ao Governo Federal conseguiu apresentar a necessidade de um centro desse porte na região, e como Teixeira é considerada a capital do Extremo Sul, sendo a “capital” de cidades menores, o prefeito de Teixeira de Freitas, apresentou documentos e dados necessários e foi contemplado pela construção do Centro Especializado de Reabilitação. O CER IV contará com um quadro de mais de 60 profissionais, distribuídos em mais de 10 especialidades, atendendo e realizando serviços de média e alta complexidade, com assistência integral para crianças, adultos e idosos.
Em discurso no CER IV, o governador Rui Costa falou que estava orgulhoso de inaugurar uma obra desse porte. O governador falou sobre a importância e a participação do prefeito João Bosco para que esse Centro Especializado de Reabilitação viesse para Teixeira de Freitas. O governador falou que muito das vezes os deficientes físicos e portadores de necessidades especiais, ficam invisíveis, mas, que em Teixeira de Freitas, eles são assistidos pelo poder municipal. O governador falou sobre as calçadas padronizadas, e agora a busca pelo CER.
Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o secretário Eujácio Dantas, falou da sua felicidade em fazer parte do governo que mais investiu na saúde, e fazer de Teixeira de Freitas uma das cidades da Bahia com a maior cobertura de Saúde Básica e familiar. O secretário falou dos serviços que serão realizados no CER, que foi o primeiro a ficar pronto e a ser inaugurado no Brasil. De acordo com o secretário, o Centro contará com psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, psiquiatras, neurologistas pediátricos e adultos, fisiatra, ortopedista, fonoaudiólogos, geriatras, terapeutas e a equipe administrativa, dentre outros profissionais.
O CER IV conta com salas de reabilitação, consultórios, o CEO (Centro Especializado Odontológico), Ginásio e até uma piscina fisioterápica para ajudar e auxiliar na reabilitação dos pacientes.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews