Teixeira de Freitas: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou a lista das 10 cidades mais populosas da Bahia. Teixeira entrou no Top 10, demonstrando seu crescimento e desenvolvimento, e mostrando para a Bahia e para o Brasil, que a tão jovem Teixeira está entre as grandes cidades do lindo estado da Bahia. Quem lidera é a capital Salvador, com quase 3 milhões de habitantes. A lista segue com Feira de Santana com mais de 600 mil habitantes, e as demais abaixo de 500 mil habitantes são Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié com 161 880 mil habitantes e Teixeira com 159 813 mil habitantes.
A princesinha do Extremo Sul ou Capital do Extremo Sul, a maior cidade de nossa região desponta e começa a demonstrar sua importância, mesmo sendo a mais nova a se emancipar politicamente. Com apenas 31 anos de emancipação, tendo o seu clima considerado tropical, e com um PIB de R$ 1.772.454.000,00, é considerada um pólo de ensino com diversas faculdades particulares, federal e estadual. Com as gestões de prefeitos como Dr. Wagner Mendonça, do Padre Apparecido e do atual prefeito Dr. João Bosco, a cidade, além de crescer em número de habitantes, se desenvolveu, e se tornou um dos principais destinos de moradores de cidades próximas.
Teixeira recebe, também, moradores de Minas Gerais e Espírito Santo, já que a cidade fica bem próxima às divisas destes estados. Hoje, Teixeira se tornou um campo de obras, e recebeu um investimento do Governo Federal de mais de R$ 191 milhões, que é o PAC 2. A cidade, por ser a maior do Extremo Sul da Bahia, é também a cidade onde os municípios menores buscam tratamentos e auxílio médico, e teve investimentos consideráveis na área da saúde, tendo o Hospital Municipal passado por reformas, a UMMI reformada e climatizada, sendo a única UTI Neonatal da região e foi a primeira cidade do Brasil a receber o Centro Especializado de Reabilitação (CER).
Teixeira também é destaque no esporte, onde foi a primeira cidade do Nordeste a receber a Tocha Olímpica, e hoje tem um time de futebol profissional, a Associação Atlética Portela de Teixeira de Freitas, que está na final da Segunda Divisão do Campeonato Baiano 2016, e é o favorito para a conquista do acesso à Primeira Divisão do Baianão 2017. O fato é que Teixeira hoje é motivo de orgulho para nós teixeirenses e todos os moradores das cidades circunvizinhas, que tem Teixeira como “capital”. A esperança é que a cidade continue nesse caminho de crescimento e desenvolvimento.
Por: Rafael Vedra/Liberdade
Fotos: Wesley Morau