Itabatã: Foi autorizado o início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA) da sede e do distrito de Itabatã, que também receberá um novo sistema de esgotamento sanitário, como anunciou o governador Rui Costa, neste sábado (17), durante visita à região. Ainda no município, ele entregou obras de pavimentação realizadas em diversas ruas e cinco unidades básicas de saúde (UBS), na sede e no interior.
De acordo o prefeito Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSL), quando assumiu a prefeitura pela primeira vez tinha apenas 03 PSF improvisado, em casa alugadas. “Hoje estamos finalizando nosso segundo mandato, com 11 Unidades Básicas de Saúde, além da ampliação e revitalização de outras unidades. Atualmente todos os centros médicos do município funcionam, em sedes próprias e em prédios modernos, climatizados e munidos do mais absoluto conforto”. Destaca.
Ainda o prefeito acrescentou que o distrito tem 25 mil habitantes, e que tem a consciência tranquila que fez um trabalho onde o município e distrito têm muitos benefícios a receber ainda. “Fui o primeiro prefeito reeleito em Mucuri, e só tenho que agradecer ao povo dessa cidade. Realizamos muitos sonhos. E agora, mais água tratada e rede de esgoto vão melhorar a qualidade de vida da população do distrito Itabatã, muitas obras ainda virão”. Finzaliza.
Somadas, as obras de saneamento e abastecimento de água terão um investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) e devem melhorar o acesso à agua e rede de esgoto para mais de cinco mil famílias. "É mais uma etapa importante à autorização dessas obras. A nossa meta é chegar a 100% de coleta e tratamento de esgoto. Apesar de ser uma obra que fica escondida, esgotamento sanitário significa saúde e cuidado com o meio ambiente. Além disso, vamos caminhando também para dar segurança hídrica no abastecimento", afirmou o governador sobre o impacto positivo da ação na qualidade de vida dos moradores.
O distrito de Itabatã recebeu ainda duas novas unidades básicas de saúde (UBS), que também foram visitadas pelo governador. Outras três foram entregues, simultaneamente, sendo duas na sede de Mucuri e a outra no distrito de Ibiranhém, totalizando cinco unidades entregues no mesmo dia. Moradores da localidade, como a costureira Iracy Gonçalves, destacaram os benefícios trazidos pelas inaugurações. "Ficou mais perto para todos nós encontrarmos posto de saúde. Dá uma tranquilidade muito grande, porque se a gente sentir alguma coisa sabe para onde ir".
Para melhorar também a urbanização do distrito, 12 ruas tiveram a pavimentação inaugurada durante a passagem de Rui pela localidade. As obras de calçamento executadas pela Prefeitura de Mucuri tiveram financiamento da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), com valor de aproximadamente R$ 3,3 milhões.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews
Fotos: Edvaldo Alves/Eudes Benício