Mucuri: Baseado nos números das duas pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e divulgadas nesta semana, o nome do futuro prefeito de Mucuri ainda aparece como incerto. Segundo análise política de pessoas experientes do município, se permanecer o surpreendente crescimento que o candidato Silvinho (PSL) vem obtendo nos últimos dias, ele seria o favorito nas urnas no próximo domingo (02).
A pesquisa realizada pelo Instituto Flex Consultoria e divulgada na última segunda-feira (26), mostrava Dr. Carlos (PDT) na frente com folga: 63,6% contra 20,5% de Silvinho. Fabio da Cerâmica (DEM) aparecia com 8,1%, e os que não souberam ou não opinaram somavam 7,8%. Esta pesquisa foi registrada no TRE-BA, sob número 05504/2016.
Os números apresentados podem ter gerado desconfiança por parte dos eleitores. Uma nova pesquisa realizada nesta semana pelo Instituto Foco e registrada no TRE-BA (05324/2016) revela um surpreendente crescimento do candidato Silvinho, que já pode estar à frente, segundo a margem de erro. A mais recente pesquisa mostra Dr. Carlos Simões com 42% e Silvinho com 36,25%. Fabio da Cerâmica aparece com 9,25% e indecisos com 12,50%.
Levando em consideração as duas pesquisas, Dr. Carlos teve uma queda de 22%, e Silvinho, em menos de uma semana, cresceu 16%. A margem de erro aponta um empate técnico, e Silvinho pode ter mais de 4 pontos à frente de Dr. Carlos. Mantendo essa tendência de queda do candidato Carlos Simões e do crescimento de Silvinho, o resultado das pesquisas indicam uma vitória do candidato do PSL.
Silvinho foi Secretário de Finanças durante as duas gestões do atual Prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa (PSL). É tido como o braço direito de Paulinho durante os quase oito anos de governo. Dr. Carlos Simões é o atual vice-prefeito de Mucuri, mas, rompeu com Paulinho nos primeiros meses do seu mandato, fazendo oposição ao governo do qual também está inserido. Ele se uniu a outros dois grupos políticos, o de Fernando (PP) e do ex-prefeito Milton Borges (PMDB), pré-candidatos que abriram mão de suas candidaturas para se unir ao Dr. Carlos na tentativa de derrotar o grupo político de Paulinho.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews