A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas vem prestar informações em respostas às declarações recentes na Imprensa local, a cerca de suposta suspensão de serviços por parte desta secretaria.
A mesma esclarece que os movimentos de redimensionamento de equipes e serviços de saúde ocorridos recentemente, em nenhuma hipótese acarretarão em fechamento de serviços a população. Informamos ainda que nenhuma das 42 Unidades Básica de Saúde (ESF) será fechada, ou terão os seus atendimentos suspensos. Houve uma readequação de carga horária no quadro funcional para o mês de novembro de algumas unidades no que se refere ao atendimento médico, não afetando as necessidades prioritárias de atendimento das unidades básicas de saúde.
Esclarece também que as Unidades Hospitalares e a UPA não sofreram nenhuma alteração, mantendo os seus serviços e atendimentos normais. A UPA e o Hospital Municipal continuam com o seu corpo clínico completo 24 horas por dia, sendo: 3 médicos plantonistas, 1 intensivista, 3 ortopedistas, 2 cirurgiões, 3 anestesistas, e os especialistas que ficam de sobre aviso (cirurgião cardíaco, neurocirurgião, gastroenterologista , cirurgião geral, otorrino, urologista e cardiologista), bem como oferecendo todos os exames necessários de apoio de diagnostico (laboratoriais, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia).
Os serviços de oncologia continuam em atividade, contando com: 3 mastologistas, um cirurgião torácico, um hematologista, três cirurgiões, dois urologistas, um cirurgião de cabeça e pescoço e dois oncologistas clínicos. Lembrando que os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 03 leitos de semi-intensiva e as cinco salas cirúrgicas estão em funcionamento, ressaltando ainda que temos atualmente, um dos melhores parques de equipamentos médicos do interior da Bahia, oferecendo toda a infraestrutura necessária para a qualidade do atendimento.
A Unidade Municipal Materno Infantil – UMMI, atualmente conta com 2 pediatra plantonistas, 2 obstetras, 24 horas por dia, mantendo os 10 leitos de UTI Neonatal, 2 salas cirúrgicas e todos os equipamentos e profissionais especialistas de apoio diagnostico em pleno funcionamento.
Em relação ao serviço móvel de urgência – SAMU, informamos também que as dificuldades relacionadas à manutenção das ambulâncias foram parcialmente sanadas, restando à liberação de apenas uma unidade, prevista para a próxima quinta-feira. Até lá, a mesma será substituída pela Unidade de Urgência e Emergência da UPA. Durante o período em que as mesmas estavam em manutenção, foi disponibilizada uma unidade de UTI móvel, locada, bem como ambulâncias comunitárias para ajudar no suporte do atendimento. O que demostra empenho e destreza da gestão municipal em manter os serviços em funcionamento, sem perda para a comunidade.
Todo o processo de redirecionamento realizado por essa secretaria foi motivado pela atual conjuntura financeira do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, que passa por dificuldades financeiras com relação ao financiamento e repasse para os municípios. Atualmente os Governos Federal e Estadual possuem parcelas em atraso de custeios de serviços, inclusive algumas delas, desde os anos de 2014, o que nos obrigou a tomar medidas de ajustes financeiros e administrativos, tendo em vista o final desta gestão.
Mesmo enfrentando essas dificuldades, construímos um cronograma de pagamento para os profissionais médicos e prestadores ambulatoriais, onde a preocupação estar em principalmente em honrar com os nossos compromissos.
Recentemente foram quitadas as parcelas da Atenção Básica que venceram em setembro e outubro e até o final desta semana estaremos quitando a parcela do SAMU vencida em outubro e o retorno da carga horária médica das Unidades Básicas de Saúde no mês de dezembro.
Teixeira de Freitas, 08 de novembro de 2016.
Anteciosamente;
Secretaria Municipal de Saúde