Teixeira de Freitas: O prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. João Bosco, solicitou uma reunião de emergência na manhã deste sábado, 19 de novembro, para articulação de uma Força Tarefa para atender aos danos provocados pelas chuvas, que caíram na cidade nas últimas 24 horas.
A Força Tarefa foi montada nesta manhã, onde estão envolvidas a Defesa Civil, secretarias de Infraestrutura, Serviços Extraordinários, Segurança, e também a Embasa e uma equipe específica para atender às demandas onde acontecem as obras do PAC.
O Coordenador da Força Tarefa, o secretário Henrique, informou que todos os problemas causados já foram mapeados e estão sendo atendidos por prioridades, colocando sempre como meta principal, a resolução dos problemas que colocam em risco a vida do cidadão.
Problemas pontuais como o Shopping Teixeira Mall, Bairro Bela Vista, Avenida Estados Unidos, Ladeira do Colina e outros, já estão com equipes mobilizadas nestes locais.
Segundo o secretário, em 1 hora e meia de chuva, choveu o esperado para todo o mês de novembro, cerca de 80 milímetros, o que traduz 80 litros de água por metro quadrado, o que podemos chamar de grande tromba d'água, que não acontece há anos nessa magnitude em Teixeira de Freitas.
Alguns equipamentos públicos também foram prejudicados pelo forte temporal, com pontualidade na UTI do Hospital Municipal e CER IV, onde equipes também estão mobilizadas.
A Força Tarefa está em campo e concentrando às demandas em um número disponibilizado pela Defesa Civil, qual seja, 98855 1708, que também recebe mensagens pelo “WhatsApp”. De acordo com o secretário, ainda não existe desabrigados, apenas pessoas desalojadas que tiveram suas casas atingidas, mais sem graves danos.
A equipe permanecerá montada até que se passe o período de chuvas e pode ser acionada a qualquer momento, e pede para população que comunique imediatamente para o número acima citado, casos de desabamentos, fios partidos, ou algum problema que coloque em risco a vida do cidadão.
Os números de Urgência também poderão ser acionados. Bombeiros (193), em caso de incêndio ou acidente grave e, também pelo 0800 da Coelba 0800 071 0800, em situações que envolva a rede elétrica.
O secretário afirma ainda que todos os novos equipamentos públicos são construídos atendendo a todos os parâmetros de engenharia exigidos, mas, que infelizmente estão sujeitos a serem prejudicados por fenômenos naturais imprevisíveis.