O prefeito, o vice-prefeito e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália foram afastados do cargo, temporariamente, em decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia, expedida na quarta-feira (07).
Segundo denúncia ajuizada pelo Ministério Público Estadual, o prefeito Jorge Pontes (PT), o vice Alexandre Carvalho (PSL) e o chefe de Gabinete, Felipe Pontes, filho do prefeito, são acusados de atos de improbidade administrativa que podem ter causado prejuízo de mais de R$ 235 mil aos cofres públicos.
Conforme a ação civil pública, o vice Alexandre Carvalho, quando de sua campanha eleitoral a prefeito do município, realizou várias doações de combustível aos eleitores que aderissem à sua campanha. O referido abastecimento, ainda segundo o Ministério Público, foi custeado pelos cofres públicos de forma ilegal e fraudulenta. Ainda na denúncia, o Ministério Público pede a indisponibilidade dos bens e a quebra de sigilo bancário dos acusados.
Alexandre Carvalho perdeu as eleições de outubro. Com o afastamento do prefeito e do vice, o terceiro na linha sucessória é o presidente da Câmara, Luciano Monteiro, que deve assumir o cargo na tarde desta quinta-feira. Jorge Pontes, Alexandre Carvalho e Felipe Pontes ainda não foram localizados para falar sobre o afastamento ou se vão recorrer da decisão.