Teixeira de Freitas: Na noite da última sexta-feira, 17 de fevereiro, a administração Temóteo Brito realizou no auditório do Hotel Metrópole, no Centro de Teixeira de Freitas, a apresentação do demonstrativo de débitos da Prefeitura de Teixeira de Freitas, deixados pela a administração do ex-prefeito João Bosco, e também a apresentação do relatório de transição dos governos. O evento contou com a presença do atual prefeito Temóteo Brito e sua equipe de governo; do presidente da Câmara de Vereadores; alguns vereadores que formam a atual composição da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas; a imprensa local e cidadãos que aguardavam o relatório feito de tudo que a equipe de transição identificou.
Durante e após a apresentação do relatório e do demonstrativo de débitos, a equipe do governo Temóteo divulgou que o governo passado deixou uma dívida geral na prefeitura de R$ 180.577.449,49 (Cento e oitenta milhões, quinhentos e setenta e sete mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e quarenta e nove centavos). A dívida milionária foi detalhada e cópias entregue a vereadores e disponibilizados aos presentes na apresentação.
A planilha de gastos e contas deixadas pelo governo João Bosco, assusta e preocupa, já que segundo o relatório da equipe de transição, parte dos problemas enfrentados nos primeiros meses do governo Temóteo é resultado dessa dívida milionária. Após a apresentação, nossa equipe entrevistou o prefeito Temóteo, que foi duro nas suas respostas e disse que a prefeitura de Teixeira de Freitas está falida e confirmou que realizou denúncia ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). "A administração passada deixou a prefeitura falida. Estamos aqui apresentado a vocês da imprensa todos os extratos dos débitos milionários. Fazemos isso porque temos compromisso como o povo. Eu me sinto envergonhado com esses políticos, nunca vi nada parecido como aconteceu aqui em Teixeira de Freitas. A cidade foi deixada na UTI", disse Temóteo.
Ainda durante entrevista Temóteo prometeu empenho e trabalho, e disse que irá asfaltar algumas ruas e garantiu uma bela festa da cidade. Nossa equipe questinou Temóteo acerca da situação da saúde no município, a exemplo retirada de equipamentos e fechamento da UNACON e ele garantiu: "Já tomei e estou tomando todas as providências. Estamos recuperando a saúde e principalmente o Hospital Municipal, já que o ex-prefeito transformou o hospital em uma pocilga. Conversei com o governador e ele me garantiu apoio na reconstrução de toda a área da saúde. Vamos olhar com atenção e carinho para o Hospital Municipal, a UMMI, a UPA e todos os PSF's do município, e o governador me prometeu agilidade pra finalizar a Policlínica".
Outro que conversou com nossa equipe foi o vereador Bernardo Cabral, que demostrou revoltado e tristeza com a dívida deixada na prefeitura e falou "Deixaram uma dívida milionária, as secretárias saqueadas e a prefeitura quebrada, sem gestão e usando a prefeitura como cabide de emprego". O vereador pediu apoio e paciência da população para ajudar a câmara a legislar e fiscalizar e entender que a prefeitura no início da nova gestão devido ao rombo deixado, encontrou e encontra algumas dificuldades financeiras. O edil garantiu que durante suas visitas nas mais diversas áreas, tanto da saúde como da educação, o cenário encontrado é de total preocupação, mas disse que os vereadores estão dispostos a ajudar a atual administração a fazer com que a cidade tenha dias melhores.
O demonstrativo de débitos será disponibilizado no site oficial da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e segundo Temóteo Brito, agora é aguardar o parecer do TCM acerca da situação encontrada pela sua equipe.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews