Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem esteve na reunião dos prefeitos do Extremo Sul, que foi realizada nesta manhã de quinta-feira, 23 de março, em que foi discutido a criação do Consórcio de Saúde entre os municípios, que funcionará primeiramente com a Policlínica, que em breve será inaugurada em Teixeira de Freitas, onde estarão reunidas diversas especialidades médicas para a realização de exames, consultas, procedimentos de média e alta complexidade, e que atenderá a todos os municípios da região.
Segundo o prefeito Temóteo Brito, a Policlínica de Teixeira será uma das maiores da Bahia, equipada com aparelhagem moderna, medicamentos e atendimento médico em todos os setores, tais como ortopedia, pediatria, cirurgias de todas as espécies, com médicos qualificados, para atender à demanda da saúde. “Abaixo de Deus, a saúde é o que temos de mais importante, é de suma importância em nossa vida. Dez dos treze prefeitos da região estiveram presentes nesta reunião, mostrando o compromisso de todos com a saúde”.
Ainda segundo o prefeito de Teixeira de Freitas, Consórcio de Saúde é participativo, cada município participará com recursos, à medida do seu tamanho. Visamos zerar as filas para exames, concentrando todo o atendimento na Policlínica. Teremos alguns ônibus, que trarão os pacientes dos municípios, com hora marcada, sem sofrer com as filas”. O prefeito anunciou ainda que vai restaurar toda a instalação elétrica do HMTF e que está reavaliando todos os serviços da saúde para bem atender aos teixeirenses. “Quero resolver os problemas da Saúde. Conte conosco, faremos de Teixeira um canteiro de obras”.
Esteve presente também nesta reunião, o deputado estadual Robinho, que parabenizou a presença dos prefeitos e reafirmou a proposta da Policlínica, em que terá total apoio do Governo do Estado, que participará com 40% do custeio da Policlínica. Os outros 60% serão custeados pelas prefeituras, com base na proporção de habitantes destas cidades. “Haverá diminuição dos custos e ampliação dos atendimentos a todos os moradores da região. Pretendemos ampliar os consórcios para os Hospitais, e se isso se concretizar, por exemplo no HMTF, haverá uma maior parcela de recursos [40%] do Governo do Estado no Hospital, através do Consórcio”.
O prefeito de Lajedão, Humberto Côrtes, o “Betão”, se pronunciou sobre o Consórcio, pedindo aos prefeitos da região, que a sede do transporte fique em Teixeira de Freitas, pois, a cidade se encontra no Centro do Extremo Sul. Betão também informou que em reunião em Salvador com o coordenador geral dos Consórcios, Zenilton, este sinalizou sobre uma verba no valor de R$ 90.000,00 reais por mês, durante 07 meses, para custear todas as obras de recapeamento de nossas estradas [BA’s], especialmente, as rodovias no entorno dos municípios de Lajedão, Ibirapuã, Itanhém, Medeiros Neto e Vereda.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews